Solução de próxima geração visa aumentar produtividade e a criatividade, além de introduzir a máxima flexibilidade nos processos de produção da emissora belga
Após um processo de licitação pública, a emissora belga RTBF optou por fazer parceria com a EVS, fornecedora de tecnologia de vídeo ao vivo, no desenvolvimento de uma nova solução de sala de controle flexível projetada para aumentar a flexibilidade operacional, criatividade e produtividade em toda a sua TV, rádio e plataformas digitais.
Com base nas capacidades do sistema de monitoramento e controle de transmissão Cerebrum, da EVS, a solução visa introduzir um ambiente de produção comum que os usuários podem acessar por meio de uma interface dinâmica e flexível, estejam eles produzindo conteúdo para a TV, rádio ou plataformas digitais da emissora. O front end resultante exibirá as funcionalidades necessárias e proporá vários widgets que atendem a vários requisitos de produção, bem como às habilidades do operador.
A solução, que está sendo desenvolvida antes da realocação da RTBF para sua futura unidade de produção Media Square em 2024, é uma evolução da Sala de Controle 42 (ou CR42), um protótipo nascido da ambição da emissora de reinventar seus métodos de trabalho usando ferramentas de corte. tecnologia de ponta. A prova de conceito construída pelos usuários e engenheiros da RTBF ganhou alta visibilidade em todo o setor por seu potencial inovador de inovação e foi até homenageada com um Prêmio de Tecnologia e Inovação EBU em 2020.
“Como resultado dessa parceria, nossas equipes podem trabalhar em um ambiente altamente flexível e definido por software que remove as restrições de espaços de trabalho físicos e dedicados e pode se adaptar facilmente a todas as nossas futuras necessidades de produção”, declarou Thierry Piette, gerente do programa de tecnologia da RTBF, responsável pela implantação das novas instalações da Media Square.
Além de ampliar o escopo do controle operacional, a solução de sala de controle flexível permitirá o suporte a novos formatos criativos e otimizará a infraestrutura de back-end sem comprometer a qualidade da saída. É caracterizado por uma arquitetura aberta que permite o controle de qualquer produto EVS ou dispositivo de terceiros necessário em uma produção ao vivo por meio de interfaces modulares que abstraem as complexidades da infraestrutura subjacente do usuário.
A solução também é capaz de escalar sob demanda, para acomodar operadores adicionais se uma produção ao vivo repentinamente crescer em complexidade ou para permitir que o RTBF adapte rapidamente suas funções de sala de controle para produções consecutivas.
“Estamos muito animados por trabalhar com a RTBF em uma solução inovadora que promove a implantação do projeto visionário da EVS em muitos aspectos: transformando a experiência do usuário de produção ao vivo, confiando em infraestruturas flexíveis, otimizando recursos e acelerando as capacidades do cliente em termos de narrativa ao vivo”, afirmou Serge Van Herck, CEO da EVS.
“Como cliente de longa data, testemunhamos em primeira mão o profundo entendimento da EVS sobre ambientes ao vivo e confiamos que suas equipes continuarão trabalhando em estreita colaboração com nossa equipe para garantir que a solução atenda perfeitamente às nossas necessidades em termos de usabilidade”, comentou Cécile Gonfroid, diretora de tecnologias da RTBF. “Este projeto é parte integrante do nosso roteiro estratégico de 2027, onde pretendemos modernizar nossa infraestrutura de produção ao vivo em nossas instalações na comunidade francófona da Bélgica e, mais importante, onde posicionamos a RTBF como um impulsionador da inovação tecnológica em um rápido mudando o cenário da mídia”, concluiu.