A Blackmagic Design revelou que o Creamfields, o maior festival de música eletrônica do Reino Unido, utilizou um fluxo de trabalho de produção ao vivo multicâmera da empresa para fornecer as transmissões ao vivo e os feeds para os telões do palco APEX no evento.
Com capacidade para 30 mil pessoas, o palco APEX é considerado o maior espaço coberto para festivais do mundo. Coube à empresa de infraestrutura técnica Video Village providenciar a solução de vídeo ao vivo. Com sua unidade de transmissão móvel construída sob medida e centrada em um switcher de produção ao vivo ATEM Constellation 8K e uma frota de câmeras Blackmagic URSA Broadcast G2, a Video Village conseguiu se adaptar às necessidades específicas de cada artista.
“A van é extremamente eficaz, oferecendo aos nossos clientes uma unidade de transmissão externa compacta, acessível e de alto nível, com capacidade para atender a especificações técnicas rigorosas”, disse Dan Brennan, gerente técnico da Video Village.
Um roteador Blackmagic Videohub 80×80 12G gerenciou a distribuição de sinais, oferecendo suporte a 32 entradas de fibra por meio de conversores ATEM Talkback Converter 4K como pontos de conexão, permitindo a transmissão bidirecional de vídeo, sinalização e intercomunicação via fibra óptica monomodo multinúcleo. O ATEM Constellation 8K foi equipado com um ATEM 2 M/E Advanced Panel 20 para a mixagem visual e com um ATEM Camera Control Panel para controle de câmera e sombreamento.


“O maior desafio no Creamfields era a grande quantidade de saídas por fonte”, disse Brennan. “Tínhamos que fornecer saídas limpas, muitas vezes em taxas de quadros distintas. É aí que a escalabilidade do fluxo de produção faz toda a diferença.”
“Um pré-requisito dos diretores era manter tudo fluindo”, acrescentou. “Nosso trabalho de câmera tinha que manter o ritmo das performances, captar a atmosfera e ao mesmo tempo mostrar o palco e os visuais épicos.”
Duas das seis URSA Broadcast G2 equipadas com um Blackmagic URSA Studio Viewfinder G2 foram posicionadas na frente do palco. Esses feeds corriam por SDI 12 ou fibra monomodo duplex até um Blackmagic Mini Converter Optical Fiber 12G com um 12G-SDI SFP Optical Module.
“A URSA Broadcast G2 faz parte do nosso investimento mais amplo na Blackmagic. A integração com controle de rack reduz os custos e a complexidade, além de atender aos nossos requisitos de qualidade de imagem, correspondência de cores e flexibilidade”, destacou Brennan.
Com o intuito de elevar a experiência, várias Blackmagic Micro Studio Camera 4K G2 foram posicionadas discretamente pela arena. “Essas pequenas câmeras nos permitiam reposicionar rapidamente e suavizar inclinações. Elas funcionaram muito bem em espaços onde uma câmera de operação maior não seria prática”, disse.
A Video Village também empregou o app Blackmagic Camera executado em iPhone como parte do fluxo de trabalho. “Com o app e um adaptador simples, conseguimos enviá-lo diretamente para o ATEM Constellation com um sistema de transmissão sem fio de baixa latência. Funcionou perfeitamente e em sincronia, permitindo captar planos discretos de dentro do público.” concluiu Brennan.