Os entusiastas do Speedway, uma categoria de motociclismo com corridas em circuito oval de terra, no Reino Unido estão se beneficiando da decisão da ExStream Media de melhorar drasticamente a qualidade e a confiabilidade de sua produção de streaming. Como resultado, a empresa implantou as unidades de campo LU300S compactas e poderosas da LiveU. Um dos campeonatos nacionais mais importantes do mundo desta categoria de motociclismo ocorre justamente na Inglaterra, com as categorias Elite, Conference e Premier League.
Com sede em Middlesbrough (ING), os coproprietários da ExStream Media, Martin Hunter e Ben Duffill, têm um longo relacionamento com o autódromo centrado em sua pista local, trabalhando e se voluntariando lá. Com o relacionamento deles crescendo ao longo dos anos, Duffill começou a olhar para as possibilidades de transmissão ao vivo das corridas de speedway no Reino Unido. “Nos últimos anos, comecei a ajudar Ben e Redcar Speedway fazendo alguns trabalhos gráficos e ajudando a desenvolver seus canais sociais. Ben então me abordou sobre as corridas de transmissão ao vivo, pois alguns clubes demonstraram interesse. Então, analisamos as possibilidades e o que poderíamos fazer e como poderíamos satisfazer os fãs e, ao mesmo tempo, criar um negócio sustentável”, declarou Hunter.
A liga principal (de três) do British Speedway se beneficia de uma cobertura muito boa do Eurosport e do Discovery + e, embora a emissora também tenha os direitos para as ligas de nível inferior, Hunter explicou que procurou fornecer mais cobertura para satisfazer os fãs. Eles ficaram felizes por o ExStream trabalhar com os clubes para determinar o que era desejável em termos de transmissão ao vivo.
A ExStream então procurou a melhor forma de cobrir corridas em todo o Reino Unido com parâmetros extremamente variados em termos de transmissão ao vivo. A empresa desenvolveu sua configuração técnica usando várias câmeras no local alimentadas em um mixer de visão e, em seguida, transmitidas ao vivo por meio de um CDN. “Sabíamos que haveria problemas de conectividade, mas devido ao risco que corríamos, queríamos manter os custos de equipamento no mínimo. Embora estivéssemos usando outra solução IP, era de baixo nível e tivemos muitas ocasiões em que a qualidade da imagem caiu para um nível inaceitável, especialmente porque somos um serviço de assinatura. Então, uma noite, enquanto tentava cobrir um evento, todo o nosso sistema entrou em colapso, falhando completamente”, Hunter explicou.
A ExStream conhecia a LiveU, inicialmente pensando que seria de alto nível para eles, mas foi lembrada pelo pessoal da câmera em suas viagens sobre a qualidade que sua tecnologia alcança. Hunter entrou em contato no LinkedIn e a LiveU respondeu incrivelmente rápido, com a ExStream tendo uma unidade em suas mãos três dias após o contato e a tempo para o evento do próximo fim de semana.
“O LU300S funciona exatamente como promete. Precisávamos salvar nosso negócio, ser franco, e essa tecnologia tem sido essencial. Agora, quando aparecemos, onde quer que seja, simplesmente ligamos, configuramos o resto do nosso equipamento e lá vamos nós. Não precisamos nos preocupar com conectividade e isso mudou completamente nossa mentalidade. Isso nos liberou para nos concentrarmos na criação de um conteúdo melhor para manter nossos assinantes satisfeitos. O LU300S consegue para nós exatamente o que queremos”, enfatizou Hunter.
Pesando pouco mais de 900 g (2 lb), o LU300S oferece ligação resiliente em uma unidade portátil compacta e leve, suportando até 30 Mbps por meio de até seis conexões IP com base na tecnologia de ligação HEVC patenteada da LiveU. O feed misto é enviado pelo LU300S para um servidor de nuvem LiveU e, em seguida, para um CDN.
“Encontramos muitas pessoas em situações semelhantes ao ExStream, onde minimizar o custo inicialmente se torna uma falsa economia. O produto final tem que funcionar, e funcionar bem, caso contrário, os assinantes mudam e tanto as receitas quanto a reputação vacilam. O LU300S é ideal para esse tipo de operação de streaming, sendo poderoso, compacto e com um poderoso impacto quando se trata de qualidade de imagem e resiliência de sinal. Estamos muito satisfeitos que a ExStream tenha se beneficiado disso e que possamos fornecê-los tão rapidamente”, concluiu Malcom Harland, gerente nacional da LiveU no Reino Unido.
Site relacionado: https://www.liveu.tv/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube