Home Reportagens Fender adota Pocket Cinema Camera 6K e ATEM Mini Pro em novo estúdio de Hollywood

Fender adota Pocket Cinema Camera 6K e ATEM Mini Pro em novo estúdio de Hollywood

Por Ricardo Batalha

Novo estúdio Fender Play equipado com modelos Pocket Cinema Camera 6K e switchers de produção ao vivo ATEM Mini Pro, da Blackmagic Design

A Blackmagic Design revelou que a Fender, uma das principais fabricantes mundiais de instrumentos musicais, equipou seus novos estúdios com modelos Pocket Cinema Camera 6K e switchers de produção ao vivo ATEM Mini Pro. A implantação é parte de uma modernização interna do estúdio digital da Fender, em Hollywood/CA, para criar um ecossistema de qualidade cinematográfica e profissional com fluxo de trabalho remoto tanto para conteúdos pré-gravados e transmitidos ao vivo.

A maior parte da produção é centrada na gravação de aulas para a plataforma Fender Play, o aplicativo de aprendizagem mais completo para guitarra acústica e elétrica, baixo e ukulele. Além de produzir vários spots e material promocional adicional, eles também têm uma agenda bem cheia. Com uma média de cem vídeos por mês, o estúdio Fender Play já produziu mais de 700 vídeos desde que entrou no ar.


Cada estúdio Fender Play instalado inclui modelos Pocket Cinema Camera 6K, que são alimentados a unidades ATEM Mini Pro. Modelos MultiDock 10G são utilizados para gravação vinculada, enquanto monitores SmartView Duo e SmartView 4K com um MultiView 4 são utilizados para referência.

“Nossos fluxos de produção e pós operam continuamente e ao mesmo tempo, o que em muitos sentidos é igual a um dia de produção profissional comum”, disse Martin Christien, consultor de design do estúdio digital da Fender. “Cada etapa da produção é espaçada tanto fisicamente quanto tecnicamente para manter todos seguros.”

“Os protocolos de segurança atuais empurraram essa nova compartimentalização do nosso fluxo de trabalho de produção”, disse Derek Snowden, diretor de operações de estúdio da Fender. “Precisávamos manter a qualidade e volume de produção, mas, sobretudo, manter nossa equipe segura em todos os momentos. Por isso, precisávamos criar e implementar novos protocolos de distanciamento social, tanto no nosso fluxo de trabalho técnico quanto no processo de produção.”


O estúdio Fender Play de Hollywood emprega um modelo de rede em estrela com componentes independentes, como unidades Pocket Cinema Camera 6K realimentando um centro de controle central nos estúdios onde os ATEM Mini Pros, MultiDock 10Gs e os monitores SmartView estão localizados.

“Seguir essa estrutura por todo o fluxo de trabalho significa que tudo precisa ser monitorado ou controlado sem interação física com os componentes”, explicou Snowden. “Quando precisamos ajustar as configurações de câmera ou começar a rodar, isso deve ser feito remotamente. Até as mídias são rearmazenadas no console de controle para mantermos a distância entre os membros da equipe.”

Christien destacou que a gravação em Blackmagic RAW baseada em USB-C nas Pocket Cinema Camera 6Ks e MultiDock 10Gs, além dos recursos de controle do ATEM Mini Pro compõem o pilar do novo fluxo de trabalho. “São esses recursos importantes que ofereceram as capacidades de estúdio profissional e remotas a um fluxo de trabalho de produção mais leve. O Blackmagic RAW oferece um novo nível de latitude e profundidade na imagem que simplesmente não existia antes, sem mencionar que isso é algo raramente possível em conjunto com um fluxo de trabalho de estilo profissional”, ele observou.


Emparelhar a Pocket Cinema Camera 6K com a MultiDock 10G cria um sistema de captação vinculado que grava Blackmagic RAW em SSDs. Para monitoramento e controle de câmera, usar o ATEM Software Control do ATEM Mini Pro oferece um fluxo de trabalho de câmera semelhante ao de um estúdio broadcast profissional. Isso também serve como uma interface de teledifusão privada, já que o ATEM Mini Pro é utilizado para transmitir a alimentação de câmera para fora das instalações aos membros da equipe em operação remota.

“A necessidade de estar completamente remoto e sem contato não foi uma evolução natural, foi uma conversão forçada”, ele continuou. “A qualidade é essencial para o Fender Play, e a capacidade de gerar conteúdos continuamente, com segurança e mantendo essa qualidade estava muito em risco. Não só conseguimos fazer isso no nosso estúdio de Hollywood, mas também fomos capazes de cumprir todos os requisitos de um fluxo de trabalho imposto pela Covid-19, além de mantermos esses custos não planejados a um nível mínimo.

“A Blackmagic Design oferece um conjunto de recursos técnicos que não está restrito a produtos específicos”, disse Christien. “Em vez disso, é uma metodologia de fluxo de trabalho que pode ser concretizada e que conecta cada ramificação da cadeia de sinais. Isso torna o desenvolvimento e a criação de projetos como o estúdio Fender Play® infinitamente mais fácil de conceber e testar operacionalmente. Ainda por cima, se considerarmos os desafios da produção remota e sem contato, isso torna o ecossistema da Blackmagic Design indispensável.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados