A Blackmagic Design anunciou que Joseph Kahn utilizou um fluxo de trabalho Blackmagic Design completo para captar e pós-produzir seu novo filme, “Ick”. As filmagens foram realizadas com as câmeras digitais cinematográficas Blackmagic URSA Mini Pro 12K OLPF e Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K, a montagem e a correção de cores com o DaVinci Resolve Studio e a solução de armazenamento em rede Blackmagic Cloud Store Mini 8TB.
“Ick” é uma mistura exagerada de terror, comédia, invasão alienígena e sátira. Vencedor do Grammy, Kahn, que escreveu e dirigiu o filme, é conhecido por visuais impressionantes e ação rápida, tendo dirigido alguns dos videoclipes mais icônicos da última década.
Com estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto 2024, “Ick” conta a história da cidade de Eastbrook nos Estados Unidos, que durante 20 anos ignorou o crescimento de uma videira rastejante que acaba evoluindo e atacando. Estrelado por Brandon Routh e Mena Suvari, o filme é uma mistura de efeitos práticos e visuais (VFX) que traz imagens de alta qualidade, muitas vezes cômicas e exageradamente grotescas.
“Ick” foi filmado em Houston, Texas, pelo diretor de fotografia David Weldon, com a pós-produção dividida entre o editor Chancler Haynes, que trabalhou em Houston durante a fotografia principal e depois em Los Angeles, além dos editores assistentes Edward Schroer e Sam Cook, que atuaram de localidades diferentes em Los Angeles. A correção de cores foi feita por Walter Volpatto da Picture Shop.
A colaboração à distância e a fusão das linhas entre produção e pós-produção foram fundamentais para o sucesso do filme. Para tanto, o DaVinci Resolve Studio, a Blackmagic Cloud e as soluções de armazenamento em rede Blackmagic Cloud Pod foram cruciais.
Weldon detalhou o processo criativo com Kahn, entre a produção e pós-produção: “Foi como filmar um videoclipe em termos de um set dinâmico e da visão específica de Joseph para cada parte do filme. Poderia ter sido um filme de monstros típico, do tipo ‘cidade em apuros onde ninguém escuta, resultando em tragédia’. Mas criamos algo original ao usar o fator de formas das câmeras Blackmagic para encontrar planos criativos e posicionar as câmeras em espaços apertados, além de utilizarmos o ISO nativo duplo da câmera para nos deslocarmos rapidamente no set.”
“Ick” foi a primeira vez que Haynes fez a montagem completa de um longa-metragem no DaVinci Resolve. Ele trabalhou diretamente com Kahn em Houston. “O Joseph é um cineasta com uma visão bastante inovadora. Como editor, você precisa entender como alcançar o que ele deseja, e ser capaz de colaborar com ele usando o Resolve e a Blackmagic Cloud foi uma grande ajuda criativa”, observou Haynes.
Kahn frequentemente utilizava a página Fusion do DaVinci Resolve Studio e as funcionalidades de IA do DaVinci Neural Engine para esboçar como ele visualizava as cenas de VFX. Em seguida, ele as compartilhava com a equipe de montagem usando o Blackmagic Cloud Pod e a Blackmagic Cloud.
“O fluxo de colaboração simplesmente funcionou. Era simples e útil, e não era necessário ter uma pessoa de TI no set. O Cloud Pod permitia que o Joseph participasse ativamente das edições. Ele podia duplicar sequências e facilmente enviá-las para mim.”
“Da perspectiva de um editor assistente, o Resolve e a Blackmagic Cloud facilitaram muito o trabalho de Chancler, que podia incluir o Sam e eu imediatamente. Não houve pausa na criatividade”, explicou Schroer.
Uma das vantagens do DaVinci Resolve Studio e do fluxo Blackmagic Cloud foi ajudar Haynes a gerenciar os mais de mil planos VFX do filme. “Estava rastreando muitos planos VFX, e acessar essas sequências foi excelente com os Cloud Store Minis. Eu recebia planos VFX de cinco fornecedores diferentes e simplesmente os adicionava no Dropbox com o fluxo de trabalho do Cloud Store Mini.”
“Ick”, que foi finalizado em 4K, utilizou as câmeras URSA Mini Pro 12K OLPF e Pocket Cinema Camera 6K para filmar uma ampla variedade de cenas, incluindo todos os planos de alta velocidade do filme e os vários planos de cobertura e inserções e refilmagens para estender as sequências filmadas após a conclusão da produção.
Weldon contou por que gostou tanto de usar câmeras Blackmagic durante as filmagens: “A URSA Mini Pro 12K OLPF me deu a capacidade de fazer muito. Em primeiro lugar, eu sabia que poderia filmar com ela e atender às diretrizes de streaming em 4K, o que é muito importante para um filme independente. E embora estivéssemos trabalhando com um orçamento apertado, as câmeras URSA Mini Pro 12K e Pocket 6K nos proporcionaram a flexibilidade de usá-las ao lados das nossas outras câmeras, combinando perfeitamente as várias cenas. Você está sempre procurando maneiras de economizar no orçamento de um filme independente. Embora fosse, na verdade, um projeto com uma única câmera, precisávamos que as câmeras estivessem prontas para o Ronin 2 ‘Fish Tank Cam’ (nossa pequena caixa estanque), no modo de alta velocidade, etc., para que pudéssemos simplesmente pegar uma câmera e começar a gravar.”
“Estávamos rodando o filme inteiro em anamórfico, então a capacidade de filmar em 8K também nos deu a flexibilidade de fazer recortes e ajustes, caso precisássemos nos VFX. Tínhamos vários planos que estavam sendo criados em um ambiente 3D, utilizando o que fizemos em telas verdes e enviando isso para a equipe de VFX em 8K para servir de base. Isso permitiu que muitos detalhes fossem reintegrados nesses planos”, concluiu Weldon.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube