A Blackmagic Design anunciou que o mais recente filme premiado da diretora criativa e produtora Gina Gizella Manning e do diretor Mike Pecci, “Metanoia”, foi gravado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Cinema Camera 6K, com a pós-produção finalizada no DaVinci Resolve Studio. Inspirado no mundo da moda, combinando ritmo e imagens surreais, o filme conquistou diversos prêmios, com exibição prevista no London Fashion Film Festival em 2026.
Com David Dastmalchian (“Duna”, “O Esquadrão Suicida”, “Oppenheimer”) e a atriz, modelo e designer de moda Sedona Legge no elenco, “Metanoia” acompanha um homem levado por rituais oníricos e espaços surreais a encarar seus medos, desejos e vergonhas, até perceber que aquilo que ele teme desejar pode, na verdade, ser algo profundamente verdadeiro.
Criado inicialmente por Manning como uma série fotográfica, o projeto evoluiu para um curta-metragem e, futuramente, se tornará uma experiência imersiva em galeria.
Para alcançar imagens ricas em detalhes que utilizassem figurinos e cenários como um ambiente vivo, em conjunto com as atuações de Dastmalchian e Legge, Pecci e o diretor de fotografia David Kruta optaram pela Blackmagic Cinema Camera 6K.
“Quando fui chamado para dirigir a parte cinematográfica do projeto da Gina, eu sabia que os figurinos e a maquiagem seriam impecáveis”, explicou Pecci. “Conversamos bastante sobre cor e sobre os detalhes que queríamos captar dos figurinos. David Kruta e eu precisávamos entender o que tinha maior impacto visual. Como isso ajudaria a definir o personagem? E qual seria a melhor forma de iluminar tudo?
“Por já ter usado câmeras da Blackmagic Design em outros filmes, eu sabia que a câmera, aliada à filmagem em Blackmagic RAW, nos daria exatamente as imagens que David, Gina e eu tínhamos em mente.”


O filme traz cenas com figurinos riquíssimos em detalhes e adereços naturais, como penas de pavão, cota de malha e elaborados adornos de cabeça com joias. Cada peça carrega uma narrativa tão importante quanto as expressões e os movimentos dos atores.
Pecci e Kruta usaram o sensor full-frame e o desempenho em condições de pouca luz da Blackmagic Cinema Camera 6K para garantir que as imagens imaginadas fossem captadas, ajustando tudo depois no DaVinci Resolve Studio.
Pecci comentou como foi sua abordagem ao filmar os detalhes: “A grande vantagem do sensor full-frame da Blackmagic Cinema Camera 6K foi permitir uma profundidade de campo ainda mais rasa e expressiva. Em uma das cenas, Sedona Legge se inclina sobre a mesa enquanto a câmera se aproxima e seu olho treme levemente. A Blackmagic nos permitiu registrar esse momento com perfeição.
“Este filme é criado com base em detalhes. É assim que sempre vi o mundo, e a maior parte das minhas memórias está ligada a esses detalhes. A textura da casca de uma árvore, o pelo no verso de uma jaqueta, a maneira como a luz atravessa as frestas das persianas; eu reparo em tudo isso todos os dias.”
“Ficamos empolgados em explorar técnicas e ideias que, normalmente, seriam consideradas ousadas ou fora dos padrões tradicionais. Queríamos que cada quadro tivesse uma sensação quase tátil, como se fosse possível tocá-lo, e todo o processo foi guiado pelo compromisso de fazer tudo de forma prática. Os cenários foram criados manualmente; os rigs de iluminação se movimentavam como dançarinos; unhas viraram pequenas obras de arte; e corpos foram transformados por meio de intervenções práticas.”
Um dos maiores desafios durante as filmagens foi registrar um adorno de cabeça em cristal e um vestido altamente elaborado, ambos usados e criados por Legge. Pecci contou como construiu visualmente as cenas com o adorno de cabeça: “Foi amor à primeira vista quando ela trouxe a peça para o set. Ela mesma faz tudo à mão. Assim que ela mostrou a peça, ‘Blade Runner – O Caçador de Androides’ logo veio à minha mente, e eu já visualizava os efeitos sonoros que usaríamos na edição.”
“Quando levamos o figurino para o setup de iluminação em movimento, tudo ganhou outra dimensão. Ver a luz refletindo nos cristais e brilhando nas sombras, diretamente nas tomadas, era simplesmente impressionante.”
“Para essas cenas, consegui ótimos planos em macro usando um adaptador de lentes Fotodiox em conjunto com a Blackmagic Cinema Camera 6K. Depois, usei bastante o Resolve para igualar a gradação de cores de conteúdo de banco de imagens ao material captado. Também recorri a filtros de desfoque e prisma no Resolve para ajudar a reproduzir o visual das lentes de grande formato que estávamos usando.”
Pecci concluiu a edição e a colorização no DaVinci Resolve Studio. Para criar o visual do filme, Pecci trabalhou em estreita colaboração com Manning, que trouxe sua vasta experiência com cor adquirida na fotografia de moda.
Pecci comentou: “Gina sempre teve um olhar muito voltado para a cor. Todo o trabalho fotográfico dela é cuidadosamente trabalhado em termos de cor, e ela frequentemente recorre a métodos não convencionais para chegar ao resultado que busca. Eu sabia que precisava cuidar da gradação do filme no nosso estúdio para não acabar enlouquecendo o colorista, haha.”
“Foi uma experiência divertida para mim. Conectei meu DaVinci Resolve Micro Color Panel e, nossa, fez toda a diferença. A gradação deixa de ser apenas clicar e arrastar o mouse e passa a ser algo quase musical, graças aos controles giratórios e de rolagem. Tudo isso mudou completamente minha forma de trabalhar. Depois disso, passei a trabalhar com Power Windows, controle e aplicação de granulação de filme, além de bastante separação de RGB e filtros de prisma.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube