Home Reportagens Frank Mobilio escolhe Cooke Look com lentes Panchro Classic/i FF para ‘Arcadian’

Frank Mobilio escolhe Cooke Look com lentes Panchro Classic/i FF para ‘Arcadian’

'Arcadian', estrelado por Nicolas Cage e com cinematografia de Frank Mobilio, traz uma história ambientada em um futuro próximo em uma Terra devastada

Por Ricardo Batalha

O filme “Arcadian”, estrelado por Nicolas Cage e dirigido por Benjamin Brewer, com cinematografia de Frank Mobilio, apresenta uma história ambientada em um futuro próximo em uma Terra devastada. A trama segue um pai e seus filhos gêmeos enquanto lutam para sobreviver em uma fazenda remota. O filme combina elementos de gêneros como horror e ficção científica com drama familiar; durante o dia, há tranquilidade, mas a noite traz criaturas ferozes que a família deve superar para sobreviver.

O diretor e o diretor de fotografia eram amigos há muito tempo antes de “Arcadian” surgir em seus caminhos. Mobilio conheceu Brewer pela primeira vez em 2007, quando trabalhava em um filme estudantil que estava sendo filmado na casa de infância do diretor. Mobilio estudou cinema com Brewer e trabalhou em vários projetos com ele e seu irmão Alex nos anos seguintes. O diretor havia trabalhado com o protagonista Nicholas Cage no filme de 2016 “The Trust”, mas “Arcadian” marcaria o primeiro longa-metragem de Mobilio e a primeira vez trabalhando com a estrela carismática.

A pré-produção e as conversas entre a dupla sobre a construção do visual do filme focaram na importância de mantê-lo realista, levando à referência em filmes estudados que eram variados. Para o aspecto de horror, a referência foi encontrada em uma variedade de lugares, desde “Sinais” de M. Night Shyamalan até clipes online filmados em estilo amador para orientar a transição entre elementos do mundo real e CGI.

“Arcadian” foi filmado digitalmente na Sony VENICE, escolha de Mobilio devido à sua adequação para filmar em condições de luz extremamente baixa. Dois corpos foram usados, sendo um mantido no modo RIALTO para espaços apertados e trabalhos com gimbal. Durante as cenas de diálogo, ambas as câmeras geralmente trabalhavam em conjunto, com o diretor Brewer operando a câmera B. O filme foi rodado na Irlanda, com parte do trabalho de estúdio sendo realizado nos Estúdios Ardmore em Wicklow. A produção aconteceu no final do outono e a equipe teve que lidar com uma variedade de condições climáticas.

Quanto à escolha das lentes, Mobilio não é estranho às ofertas de lentes da Cooke Optics. Ao longo de seus anos de comerciais e videoclipes, ele usou S4/i S35, S7/i FF, Panchro/i Classic e várias lentes zoom – ele até tem uma preciosa Cooke Cine Varotal MarkII 25-250mm em sua coleção pessoal.

“As lentes Cooke sempre têm uma beleza clássica que é natural e não muito clínica. Eu usei Speed Panchros quando procurava algo um pouco mais expressivo, com seu bokeh mais pintado e ondulado. Nos últimos anos, tenho me inclinado para as S7/i para comerciais em câmeras full-frame, onde eu estava procurando uma lente que renderizasse rostos e locais de forma verdadeira, mas sem sentir-se muito estéril. No geral, as lentes Cooke têm uma transição de foco suave que eu realmente aprecio”, avaliou Frank Mobilio.

Após os testes de lentes na pré-produção, o filme optou pelas lentes Cooke Panchro/i Classic FF por uma variedade de razões criativas e práticas. “Elas têm uma maneira de renderizar lindamente rostos e seus fundos acompanhantes. A transição de foco me parece muito natural e o bokeh é expressivo, mas não exagerado ou distraído. Estávamos filmando em ambientes com muitas velas e fogo, e as lentes conseguiam lidar com as chamas com a quantidade certa de luz. Elas foram definitivamente um dos fatores que tornaram possível filmar uma grande parte deste filme sob luz de fogo real e prático. E quando uma cena pedia, poderíamos obter um flare de sol realmente bonito em exteriores diurnos”, detalhou Mobilio.

“Elas são um conjunto completo de lentes incrivelmente leves que pude segurar durante toda a filmagem. A capacidade de foco próximo nos ajudou muito nos locais e sets mais apertados em que estávamos filmando, e os invólucros robustos podiam resistir ao clima às vezes difícil da Irlanda. Estávamos procurando lentes que pudessem gravar metadados para uso com VFX, então essa caixa também foi marcada com a tecnologia /i”, concluiu.

Site relacionado: https://cookeoptics.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados