Home Reportagens Fujifilm desenvolve a primeira lente zoom grande angular da série Duvo

Fujifilm desenvolve a primeira lente zoom grande angular da série Duvo

Fujinon Duvo 14-100 mm é uma lente de formato duplo, compatível com dois tipos de sensores de imagem de grande tamanho

Por Ricardo Batalha

A nova lente Fujinon Duvo 14-100 mm oferece uma aparência cinematográfica com um interessante efeito bokeh, ao mesmo tempo em que funciona como uma lente broadcast, cobrindo desde uma grande angular de 14 mm até uma teleobjetiva média de 100 mm, com um design compacto e leve de 266,9 mm de comprimento e 2,54 kg de peso.

A Fujinon Duvo 14-100 mm é uma lente de formato duplo, compatível com dois tipos de sensores de imagem de grande tamanho. Enquanto cobre desde uma grande angular de 14 mm até uma teleobjetiva média de 100 mm no formato Super 35, é a menor e mais leve da série Duvo, com 266,9 mm de comprimento e 2,54 kg de peso, tornando-se uma lente confortável de segurar na mão. Com o Expansor 1,5 incorporado, a lente se converte em uma 21-150 mm, que cobre o formato 16:9 em câmeras de grande formato.

Atualmente, na indústria de transmissão, câmeras equipadas com sensores de imagem de grande tamanho estão sendo cada vez mais utilizadas, em meio à crescente demanda por expressões cinematográficas envolventes, que incluem o uso de pouca profundidade de campo, bokeh cinematográfico e alto alcance dinâmico. Normalmente, lentes de cinema são usadas para essas aplicações; entretanto, elas são otimizadas para filmagens com roteiro, e, portanto, têm uma relação de zoom menor que a das lentes de broadcast. Além disso, frequentemente requerem um especialista para o manuseio do foco, algo incomum na indústria de transmissão.

Em resposta a isso, a Fujifilm expandiu sua linha de produtos com a introdução da Série Duvo, que produz imagens cinematográficas com um belo efeito bokeh e a facilidade de uso das lentes para televisão. A lente zoom para televisão Fujinon Duvo 25-1000 mm, do tipo caixa, foi lançada em março de 2023, e a Fujinon Duvo 24-300 mm, do tipo portátil, em março de 2024. A nova adição à linha é a lente zoom grande angular portátil Fujinon Duvo 14-100 mm, que cobre a grande angular e amplia a faixa de distâncias focais disponíveis para essa série, de 14 a 1000 mm.

Lentes zoom grande angular são frequentemente usadas em combinação com Steadicam ou guindaste, e a Fujinon Duvo 14-100 mm, por seu tamanho e peso, pode ser utilizada em diversos gêneros, como capturar um palco inteiro em um show de música ou aproximar-se de um atleta em um evento esportivo para captar uma cena envolvente.

Distâncias focais
A nova lente oferece tanto um zoom de 7,1 vezes, que cobre uma faixa focal de 14-100 mm, quanto um design compacto e leve. O uso do expansor incorporado desloca a distância focal em 1,5 vezes, para 21 mm-150 mm, permitindo que os usuários capturem um objeto distante em um campo de visão desejável. Além disso, a distância mínima ao objeto de 0,6 m (0,28 m a partir da lente frontal) permite realizar closes impressionantes.

A lente funciona de forma nativa com o sensor Super 35 mm e suporta um sensor equivalente ao de quadro completo ao ativar o expansor incorporado para ampliar o círculo de imagem em 1,5 vezes.

Quando montada em uma câmera equipada com um sensor equivalente ao de quadro completo, a lente oferece seu máximo desempenho óptico, mantendo o mesmo ângulo de visão que quando usada em uma câmera com um sensor Super 35 mm.

Aparência cinematográfica
A Fujinon Duvo 14-100 mm oferece um bokeh cinematográfico muito interessante. Com o uso de elementos asféricos de grande diâmetro e lentes Super-ED, polidas com precisão avançada, diversas formas de aberração são controladas para alcançar um excelente desempenho óptico. Reflexos, fantasmas e perda de cor também são suprimidos, resultando em uma filmagem cinematográfica natural e controlável.

A lente tem uma abertura máxima de T2,9 na extremidade grande angular de 14 mm e mantém-se até 75 mm, apesar de ser uma lente de grande ampliação que suporta um sensor de grande tamanho. Isso permite filmar em condições de pouca luz, como shows em ambientes fechados e eventos esportivos noturnos.

As áreas desfocadas caem naturalmente do plano focal para o fundo, produzindo a tão desejada aparência cinematográfica, com belas texturas e bokeh. Isso permite que o narrador atraia naturalmente a atenção do espectador para o objeto em foco.

Por outro lado, é importante destacar que a lente incorpora a Tecnologia de Compensação de Respiração (BCT), que corrige automaticamente a respiração do foco (flutuações no ângulo de visão) para produzir sequências naturais, mantendo o objeto filmado no campo de visão estabelecido durante as mudanças de foco.

A lente também possui Enfoque Traseiro Remoto (RBF), que permite controlar a Distância Focal da Brida a partir do painel de controle da câmera ou do sistema robotizado que suporta a função RBF. Isso possibilita um ajuste mais preciso com o grande monitor de alta resolução e a iluminação controlada na sala de controle do estúdio ou em uma unidade móvel, em comparação com o visor da câmera.

Por fim, a lente é compatível com o sistema ZEISS eXtended Data, desenvolvido pela ZEISS com base no padrão aberto /i Technology. Ele permite registrar os metadados da lente (foco, zoom e posição do diafragma), bem como as correções de distorção e sombreamento da lente.

Site relacionado: http://www.fujinon.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados