A série X de câmeras digitais mirrorless da Fujifilm se expande com o novo modelo X-M5, uma câmera de apenas 355 gramas capaz de gravar vídeos em até 6.2K/30p. A X-M5 é equipada com o sensor X-Trans CMOS 4/3 de 26,1 megapixels retroiluminado e o processador de imagem de alta velocidade X-Processor 5. A solução da Fuji também se beneficia de um sistema de foco automático (AF) de detecção de objetos, desenvolvido com tecnologia de aprendizado profundo, além do já conhecido AF de Detecção de Rosto/Olhos. A inteligência artificial (IA) adiciona a capacidade de identificar animais, pássaros, carros, motocicletas, bicicletas, aviões, trens, insetos e drones.
Em relação à gravação de vídeos, a X-M5 pode capturar imagens em 6.2K/30P com amostragem de cores 4:2:2 em 10 bits diretamente em um cartão SD inserido na câmera. Ela também oferece várias funções de vídeo, como 4K/60P e 1080/240P. Além de contar com uma estabilização digital de imagem robusta e suportar taxas de bits de 8 Mbps e 25 Mbps, a X-M5 apresenta, pela primeira vez na linha de câmeras digitais da Fuji, três microfones integrados. Os usuários podem escolher entre quatro opções de captação de som (ambiente, frontal, traseira ou frontal e traseira) de acordo com a situação, e ainda se beneficiar da função de redução de ruído.
A X-M5 também possui um modo Vlog que permite aos usuários ajustar as configurações através da tela LCD da câmera. Além disso, para esse tipo de produção, a câmera inclui um novo “modo de vídeo curto 9:16”, facilitando a gravação de vídeos verticais para diferentes redes sociais.
Nova lente Fujinon XF16-55mmF2.8 R LM WR II
A Fujinon também revelou uma nova adição à linha de lentes intercambiáveis XF, projetada para a série X de câmeras digitais mirrorless: a lente XF16-55mmF2.8 R LM WR II, sucessora da popular lente zoom padrão de grande abertura FUJINON XF16-55mmF2.8 R LM WR.
Esta nova versão conseguiu reduzir o peso em aproximadamente 37% (410 gramas) em comparação com seu antecessor, proporcionando maior mobilidade, apesar da abertura ampla. A configuração otimizada da lente melhora o desempenho de imagem, garantindo uma qualidade superior em toda a faixa de zoom. Além disso, a Fujifilm introduziu pela primeira vez na linha XF o “Interruptor de clique de abertura”, que permite transições suaves de brilho ao ajustar a abertura, tornando a gravação de vídeos mais natural e fluida.
Capaz de operar com uma brilhante abertura F2.8 em toda a faixa de zoom, que vai de grande angular de 16 mm (equivalente a 24 mm no formato de 35 mm) até teleobjetiva média de 55 mm (equivalente a 84 mm no formato de 35 mm), a XF16-55mmF2.8 R LM WR II tem uma construção composta por 11 grupos e 16 elementos, incluindo 4 lentes asféricas, 1 lente Super ED e 3 lentes ED. Esse design mantém alta resolução do centro até as bordas, minimizando aberrações cromáticas, mesmo com uma abertura ampla. A tecnologia de fabricação aprimorada das lentes asféricas reduz os padrões de anéis, resultando em um desfoque (bokeh) mais suave e bonito.
A lente também é equipada com um sistema de foco interno e elementos de foco leves. Combinados com um motor linear de alta velocidade, ela proporciona foco automático rápido e preciso, atingindo velocidades de até 0,02 segundos.
Site relacionado: https://www.fujifilm.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube