O Ascent fornece até 32 canais AES3 analógicos e canais AES67 em dois formatos, e é o primeiro codec de áudio do setor a oferecer suporte ao protocolo SRT
A GatesAir, especialista global em soluções de transmissão de conteúdo sem fio para transmissores de rádio e TV, apresentará o Intraplex Ascent, uma solução de áudio sobre IP escalável e multicanal que aborda a convergência das operações de broadcast com a infraestrutura de TI. Introduzido como uma demonstração de tecnologia no IBC em setembro, a NAB 2019, feira de tecnologia, entretenimento e novas mídias realizada entre 8 e 11 de abril em Las Vegas (EUA), marca a introdução oficial da solução de trabalho completa.
O Ascent oferece uma conexão direta com as interfaces de áudio analógico e digital tradicionais e está em conformidade com o padrão AES67 e as soluções de rede AoIP da atualidade (Ravenna, LiveWire + e Dante). O Ascent está disponível em dois formatos: um servidor 1RU, com opções configuráveis para canais físicos e AES67; e uma solução somente de software que opera em um contêiner virtualizado. Ambas as versões suportam até 32 canais de áudio (AES3, AES67, analógico) e são interoperáveis com a maioria dos codecs de Áudio sobre IP Intraplex.
A inovação definida por software é o primeiro sistema Intraplex da GatesAir a viver em um servidor x86 COTS e fornece às emissoras uma plataforma de transporte altamente escalável, redundante e baseada em nuvem para contribuição e distribuição multicanal. A plataforma simplifica a instalação e o gerenciamento, eliminando a necessidade de muitos codecs e componentes de hardware auxiliares separados, liberando vários racks de equipamentos em instalações de nível corporativo.
A Ascent acrescenta mais valor ao permitir que os usuários gerenciem muitos fluxos de SRT (Transporte Seguro e Confiável) em uma plataforma centralizada – uma inovação na indústria em redes de Áudio sobre IP para emissoras. O SRT é um protocolo de streaming de mídia de código aberto de baixa latência que fornece recursos de criptografia e retransmissão de pacotes para confiabilidade e segurança. Para fortalecer ainda mais a robustez e a confiabilidade do fluxo, o Ascent integra o DSS (Dynamic Stream Splicing), uma tecnologia Intraplex que diversifica os dados do SRT em redes redundantes. A adição do DSS ao SRT adicionará proteção contra certos tipos de perdas de pacotes e falhas completas de rede.
“O áudio sobre IP tornou-se uma tecnologia amplamente aceita, com um número crescente de soluções de hardware e software para as emissoras escolherem”, disse Keyur Parikh, vice-presidente e gerente geral da linha de produtos Intraplex. “Como inovadora dos codecs de áudio sobre IP e soluções de rede para emissoras, a GatesAir está dando o próximo passo lógico para nossos clientes, com integração direta na infraestrutura de TI. Com nosso aplicativo Dynamic Stream Splicing e capacidade SRT para fortalecer a segurança e confiabilidade do fluxo, nossos clientes agora têm uma plataforma simples para gerenciar muitos canais que entram e saem do estúdio ou headend – tudo em um único servidor multi-core, altamente redundante.”