O duo holandês Sound Rush, fundado em 2007 pelos DJs e produtores gêmeos Jeroen e Martijn Boeren, decidiu renovar seu home studio com um sistema de monitoramento profissional da Genelec. Há dois anos, os irmãos construíram duas casas na mesma rua, uma delas com um home studio feito sob medida. A Sound Rush então trouxe o designer de estúdio Jan Morel, que prometeu criar o “estúdio definitivo” para o gênero hardstyle.
Ao escolher os monitores para a instalação, tanto Morel quanto o Sound Rush deixaram claro que o equipamento Genelec se adaptaria às suas necessidades. Especificamente, o designer do estúdio escolheu os monitores ativos inteligentes de três vias 1238, emparelhados com dois subwoofers 7380 e modelos compactos 8040 bidirecionais, para criar um sistema de monitoramento de alcance total com alto SPL e controle de baixa frequência.
“Nunca instalei o 1238 antes, mas tudo ficou ótimo. Agora eles têm esse som poderoso e de alta qualidade em um ambiente totalmente novo”, destaca Morel.
O sistema de monitoramento foi ajustado para a sala usando o software de calibração GLM, diz o designer do estúdio: “GLM é a ferramenta que costumo usar [para configuração do estúdio]. A configuração de autocalibração do GLM é o ponto de partida, e depois falo com o cliente para ver o que ele deseja, porque cada um geralmente tem diferentes preferências pessoais de audição. Com o GLM, posso reajustar as coisas manualmente para garantir que a sala soe bem para suas necessidades.”
Como em todas as configurações de home studio, o controle de graves é crucial. Para enfrentar este último desafio, a dupla Sound Rush aplicou absorvedores de baixa frequência em todas as paredes do pequeno espaço do estúdio, melhorando significativamente o ambiente de audição, diminuindo a reverberação e aumentando o fator geral do layout do estúdio.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube