A Blackmagic Design anunciou que “The Inventor”, um longa-metragem de animação em stop motion que dá vida à história de Leonardo da Vinci, foi editado e colorizado no DaVinci Resolve Studio, com outras etapas da pós-produção realizadas no Fusion Studio. Sob a direção do roteirista indicado ao Oscar, Jim Capobianco, “The Inventor” é uma fusão de stop motion e animação, apresentando um elenco estelar que inclui Stephen Fry, Daisy Ridley, Marion Cotillard e Matt Berry.
Como a mente criativa por trás de “The Inventor”, Capobianco desempenhou um papel crucial na realização deste ambicioso projeto. A jornada do filme começou com uma profunda admiração por Leonardo da Vinci e evoluiu para o conceito de um longa-metragem. Buscando a parceria perfeita, Capobianco recorreu à Foliascope, um estúdio de animação independente na França, reconhecendo a necessidade de uma perspectiva inovadora no projeto.
O CEO da Foliascope, Ilan Urroz, e sua equipe embarcaram em uma abrangente pesquisa para recriar fielmente o legado de Da Vinci. Arquivos detalhados e desenhos originais de Da Vinci foram utilizados para construir cenários, máquinas e acessórios. Os bonecos, elementos fundamentais da fusão única de animação em stop motion e desenho animado do filme, foram meticulosamente confeccionados e projetados.
“Produções dessa magnitude e complexidade envolvem um investimento significativo em termos de tempo e recursos financeiros, com alguns projetos se estendendo por mais de dois anos. Durante esse período, várias etapas de produção e pós-produção são realizadas simultaneamente, mesclando formatos offline e online. E tudo isso requer a distribuição do trabalho entre vários colaboradores”, explica Urroz.
“Utilizamos diversas técnicas para contar nossas histórias e, no DaVinci Resolve Studio, encontramos um aliado para nos auxiliar nesse processo”, complementa.
A pipeline Float da Foliascope, baseada em openEXR e gerenciamento de cores ACES, facilitou a conversão das imagens brutas captadas no set em formatos compatíveis com o DaVinci Resolve Studio e o Fusion Studio, proporcionando maior flexibilidade na pós-produção.
O DaVinci Resolve Studio mostrou-se o software ideal para gerenciar todos os aspectos da edição em stop motion em uma única ferramenta, eliminando a necessidade de transição entre vários aplicativos. Isso permitiu que a Foliascope realizasse tarefas de edição, efeitos visuais, colorização, som e exportação em paralelo durante toda a produção, proporcionando uma operação mais rápida e eficiente.
“O DaVinci Resolve desempenhou um papel significativo no planejamento da edição. Nossa ambição era unir stop motion e desenho animado, então tivemos que elaborar um cronograma integrando as duas técnicas de filmagem e sua interdependência”, revela Nicolas Flory, diretor artístico e editor da Foliascope.
Além disso, a Foliascope expandiu seu fluxo de trabalho para abranger a mixagem e masterização de áudio com as ferramentas Fairlight do DaVinci Resolve Studio. Isso incluiu diálogos, foley e a trilha sonora original do filme, composta por Alex Mandel.
“Desde o início, queríamos retratar o mundo de Leonardo da Vinci como algo artesanal e desenhado, não gerado por computador. Isso, para mim, pareceu muito Da Vinci. No entanto, para usar stop motion com nosso orçamento limitado, tive que concebê-lo de maneira mais econômica, mas ainda charmosa e envolvente”, conclui Capobianco. “Nossa estética parecia mais apropriada e atemporal, assim como o Da Vinci é para nós.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2023-11-29 01:21:42 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Genialidade de Leonardo da Vinci revelada com DaVinci Resolve Studio no filme […]
Comentários fechados.