Home Reportagens Globecast cria a primeira plataforma de headend de vídeo em nuvem pública com tecnologia AWS

Globecast cria a primeira plataforma de headend de vídeo em nuvem pública com tecnologia AWS

Globecast ingressou no AWS Partner Program no ano passado e agora cria plataforma para empresas de telecomunicações europeias

Por Ricardo Batalha

A Globecast, que ingressou no AWS Partner Program no ano passado, desenvolveu e lançou o primeiro headend de vídeo em nuvem pública, desenvolvido pela Amazon Web Services, para uma grande empresa europeia de telecomunicações. A cliente recorrente da Globecast queria otimizar seus recursos de headend de vídeo para seus serviços IPTV e OTT, com um alcance inicial de 380 canais e 1.400 streams e um objetivo principal de mudar para um ambiente OPEX, juntamente com uma maior flexibilidade em termos de adicionar e remover serviços.

“Tivemos discussões extensas com o cliente e explicamos os benefícios de migrar para a nuvem para atender às suas necessidades. Graças ao nosso conhecimento líder de mercado no uso da nuvem pública, trabalhando com a AWS, fornecendo nossas soluções de transmissão em nuvem para a Hallmark Media e o canal de corridas de cavalos Equidia, que usa nosso serviço de rede gerenciada na nuvem, o cliente pôde ver o nível de nossa experiência e vantagens. Além disso, entendemos que havia alguns recursos que você queria que permanecessem no local e o Globecast também poderia facilmente atender a esse requisito”, comentou Sylvain Merle, CTO e COO da Globecast.

Era essencial que a qualidade do processamento de vídeo fosse mantida, juntamente com uma forte segurança, aproveitando a infraestrutura de nuvem pública e sua inerente flexibilidade. A aquisição e criptografia de conteúdo, bem como alguns outros plug-ins muito específicos, são gerenciados no local, e a Globecast está posicionada de maneira única para funcionar nos dois sentidos.

Todas as funções de processamento de vídeo são realizadas na nuvem, com redundância por diferentes zonas. A Globecast construiu um MediaHub que permite a interconexão de seus pontos de presença à nuvem para fornecer plug-ins específicos e qualquer tipo de saída para distribuição mundial com o poder de uma rede totalmente gerenciada. As conexões são protegidas usando Gateways inovadores e AWS Direct Connect em uma rede privada. Esses gateways também fornecem funções técnicas e operacionais adicionais, incluindo monitoramento e reatribuição de sinal.

Ao usar o AWS Media Services e, especialmente, o AWS Elemental MediaLive como componente principal para criar esse headend de vídeo, a Globecast fornece a escalabilidade e a qualidade de vídeo necessárias no mercado altamente competitivo de hoje.

A AWS oferece uma ampla variedade de recursos, desde os mais recuperáveis até os mais seguros. Usá-lo para criar um headend de vídeo também torna a infraestrutura mais fácil de gerenciar, manter e atualizar. A combinação disso com as três décadas de experiência em vídeo B2B e especialização em nuvem da Globecast forneceu ao cliente uma plataforma que não apenas atende aos requisitos atuais, mas também pode ser expandida no futuro.

Sites relacionados:
https://aws.amazon.com/
https://www.globecast.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados