A DMC Production produziu remotamente o torneio de tênis Nordea Open com a plataforma AMPP da Grass Valley, resultando em melhorias significativas em eficiência, redução de custos e sustentabilidade ambiental.
A DMC Production, uma empresa experiente em serviços de produção, decidiu transformar todo o seu fluxo de produção habitual para aproveitar as vantagens da plataforma AMPP da Grass Valley durante a produção do torneio de tênis sueco Nordea Open (2024 Swedish Open). Assim, a empresa reduziu drasticamente a necessidade de pessoal e equipamentos no local: são necessários apenas seis membros da equipe, incluindo quatro câmeras, um assistente de engenheiro e um coordenador de transmissões.
O primeiro passo foi decidir processar todos os sinais no próprio local, uma mudança substancial em relação ao método anterior de transportar os sinais para uma localização externa para processamento. Para isso, foram utilizadas seis câmeras Grass Valley LDX 98, sistemas de reprodução LiveTouch X, um mixer de áudio Audiomix X e um mixer de produção Maverik X, operando com a plataforma AMPP. Johan Hedblom, diretor-geral da DMC Suécia, destaca as diferenças entre os dois modelos: “No ano passado, transportávamos todos os sinais do local do evento para Oslo para processamento, o que exigia uma largura de banda e um esforço logístico consideráveis. Este ano, ao processar tudo no local por meio da AMPP, só precisamos transportar um único sinal mundial da sede. Isso não apenas reduz os requisitos de largura de banda, mas também simplifica a configuração geral”.
Na configuração remota da DMC, impulsionada pela AMPP, o controle de câmera e a operação de sombreamento são gerenciados remotamente da Noruega, enquanto o diretor, o engenheiro de som e o operador de repetição trabalham nas instalações da DMC em Estocolmo. Posteriormente, a ATP-Media se encarrega de adicionar comentários e gráficos a partir de Londres.
Os benefícios ambientais e econômicos dessa nova abordagem são significativos, segundo a própria Grass Valley. Ao reduzir o número de pessoal no local e minimizar o transporte de equipamentos, a DMC reduziu consideravelmente os custos de viagem e hospedagem, além de diminuir a pegada ambiental da produção, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade mais amplos da indústria.
Um novo padrão para a DMC
Os comentários da equipe do Nordea Open foram extremamente positivos, destacando a facilidade de configuração e gestão em comparação com os anos anteriores. O sucesso dessa implementação incentivou a DMC a produzir cada vez mais eventos remotamente utilizando essa configuração. A próxima data programada em seu calendário com a AMPP será de 13 a 18 de agosto, durante o CEV Eurobeach Volley na Holanda.
“A diferença este ano é notável. A menor necessidade de conectividade de banda larga e a logística simplificada não apenas tornaram o processo de produção muito mais suave, mas também mais rentável. Essa nova abordagem está permitindo à DMC explorar novas fontes de receita, empreendendo pela primeira vez eventos como Padel e Boliche. Estamos ansiosos para aplicar esses aprendizados a outros eventos e continuar melhorando nossos fluxos de trabalho”, conclui Hedblom.
Campeões do Aberto da Suécia de 2024
Simples masculino – Portugal: Nuno Borges
Simples feminino – Itália: Martina Trevisan
Duplas masculina – Brasil: Orlando Luz / Rafael Matos
Duplas feminina – Tailândia: Peangtarn Plipuech / Taipei Chinês: Tsao Chia-yi
Site relacionado: https://www.grassvalley.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube