Home Reportagens Grupo EMG estende contrato por mais quatro anos com Wimbledon Broadcast Services

Grupo EMG estende contrato por mais quatro anos com Wimbledon Broadcast Services

Torneio de Wimbledon é uma das maiores transmissões esportivas ao vivo do Reino Unido e um projeto enorme para todas as empresas envolvidas

Por Ricardo Batalha

As empresas do Grupo EMG, Aerial Camera Systems (ACS) e EMG Connectivity (anteriormente Broadcast RF) anunciaram uma extensão de quatro anos de contrato com o Wimbledon Broadcast Services (WBS) para serem fornecedoras de câmeras especializadas e equipamentos de RF para o Campeonato de Wimbledon, organizado anualmente pelo All England Club.

O torneio de tênis de duas semanas é uma das maiores transmissões esportivas ao vivo realizadas no Reino Unido e um projeto enorme para todas as empresas envolvidas. A EMG Connectivity tem fornecido serviços de RF para várias emissoras ao longo de vários anos, mas se tornou a fornecedora exclusiva de câmeras de RF quando o WBS assumiu a transmissão do Campeonato da BBC em 2018, enquanto a ACS está envolvida no local há mais de 20 anos.

“Quando começamos a trabalhar com a BBC em Wimbledon, fornecíamos apenas três ou quatro sistemas de câmera. Essa oferta tem crescido constantemente e, quando o WBS assumiu como emissora anfitriã, eles deram ênfase adicional à criação de imagens únicas do Campeonato, posicionando mais câmeras remotas ao redor dos Campos para capturar, por exemplo, a atmosfera da multidão e as áreas de treinamento dos jogadores. Este ano, será a maior entrega de equipamentos para o Campeonato até o momento, com o fornecimento de 46 canais de câmera robótica SMARThead e 26 operadores apoiados por uma pequena equipe de técnicos e três engenheiros de visão no local”, comenta Matt Coyde, Diretor de Vendas da ACS.

Câmeras robóticas compactas de padrão de transmissão são frequentemente preferidas no histórico local do All England Club em SW19, pois sua natureza discreta minimiza os requisitos de espaço e os problemas de linha de visão, tornando seu uso ideal dentro dos Campos. Este ano, a grande maioria dos sistemas de câmera é UHD ou HDR 1080p pela primeira vez, já que o WBS expande o suporte de formatos de alta qualidade do Centre Court para todas as câmeras no Campeonato.

O próprio Centre Court possui algumas unidades especializadas notáveis, incluindo uma câmera ACS SMARThead montada em uma trilho de 10 metros posicionado ao longo da linha de base e alojada em um abrigo especialmente construído, enquanto outras quatro unidades são montadas em suportes de câmera exclusivos projetados especificamente para Wimbledon, incluindo duas na cadeira do árbitro dedicadas à cobertura dos jogadores. Além das duas trilhas do Centre Court e da Quadra No.1, a ACS também está fornecendo sistemas de trilhos cobrindo as quadras Sul e Norte do Clube. Além de cobrir várias ângulos do jogo na quadra, várias câmeras de beleza fornecem cobertura contextual do evento e incluem câmeras remotas da multidão, cobertura da área de chegada dos jogadores, quadras de treinamento de Aorangi e Media Theatre, além de imagens topográficas do local a partir de uma câmera estabilizada GSS montada em um guindaste, proporcionando os icônicos planos aéreos da área local e do horizonte de Londres.

Enquanto isso, a EMG Connectivity está fornecendo uma ampla gama de equipamentos e conhecimentos tanto para a emissora anfitriã quanto para várias emissoras unilaterais, apoiada por uma equipe de 6 pessoas durante as duas semanas do evento e mais pessoas durante a montagem e desmontagem do Campeonato. Existem 40 antenas em todo o local que transmitem para uma cabine central de RF no Compound de Transmissão, comutadas e alimentadas em suas unidades receptoras apropriadas. Essa é uma forma econômica de fornecer cobertura em várias áreas para eventos como Wimbledon e eventos de golfe como o Aberto e a Ryder Cup. Um sistema de vídeo de retorno em área ampla para monitores RF itinerantes também é fornecido para várias emissoras, permitindo que elas analisem as imagens de qualquer lugar dentro dos Campos.

Um dos desafios para a equipe da EMG Connectivity é garantir uma cobertura RF suave com steadicam do Caminho dos Campeões, desde os vestiários até a entrada do Centre Court antes do jogo. Eles também cobrem o campeão do Centre Court até as escadas do Clubhouse, passando pelo corredor até os vestiários e chegando à sacada dos membros para ser recebido pela multidão aplaudindo. Isso requer uma instalação de recepção dedicada com antenas secretas nas passagens e corredores, proporcionando cobertura perfeita dentro do prédio, além das 40 antenas que a EMG Connectivity possui ao redor dos Campos.

“Este é o primeiro ano em que alguns dos RHBs retornaram com apresentação no local em Wimbledon”, diz Chris Brandrick, Diretor Comercial da EMG Connectivity. “Isso significa que estaremos fornecendo mais câmeras e monitores RF do que nunca. Com nossa conectividade sem fio perfeita, que une os fãs e os jogadores, estamos confiantes de que podemos elevar o padrão ainda mais.”

“Estamos encantados em estender nossa parceria com a ACS e a EMG Connectivity, à medida que continuamos a aprimorar nossa cobertura para fornecer novos padrões de qualidade e inovação na transmissão de Wimbledon”, conclui Paul Davies, Chefe de Transmissão, Produção e Direitos de Mídia do All England Club.

Site relacionado: https://www.emglive.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados