A Appear foi escolhida pelo Grupo RBS, um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, para implantar soluções de distribuição primária com Secure Reliable Transport (SRT), permitindo a centralização das funções de MCR e playout em um único local. Esta implementação utiliza a tecnologia acelerada por hardware SRT da Appear, que conecta 11 sites das afiliadas da RBS, anteriormente com funcionalidades de MCR e playout, à Sala de Controle Mestre (MCR) e operação de playout em Porto Alegre (RS).
“Centralizar nossas operações de MCR e playout exigia uma solução robusta que conectasse de forma eficiente diversos feeds de vários sites no sul do Brasil à nossa instalação em Porto Alegre. A Plataforma X da Appear, habilitada com SRT, nos permitiu integrar feeds de diferentes interfaces e fontes com facilidade”, disse Roberto Hoffmann, gerente de engenharia do Grupo RBS.
Segundo Hoffmann, “a abordagem proativa da Appear para entender, desde o início, as nossas necessidades foi fundamental para o sucesso do projeto. Ela esteve ativamente envolvida no processo de prova de conceito, propondo soluções eficazes que se alinharam perfeitamente com nossas necessidades”.
Além disso, a Plataforma X atendeu a todos os requisitos técnicos e se adequou perfeitamente ao projeto. “Nossa parceria com a Appear não só melhora nossa eficiência operacional, mas também abre caminho para melhores experiências de transmissão no Brasil, ao reduzir pontos de falha e nos permitir concentrar em garantir que nosso único centro de super-playout seja o mais avançado da América Latina”, completou Hoffmann.
O SRT está rapidamente se tornando o protocolo preferido para distribuição primária de vídeo para emissoras, graças à sua capacidade de superar os obstáculos da entrega tradicional de conteúdos broadcast por redes não confiáveis. Isso é especialmente importante ao transmitir conteúdo de instalações de playout centralizadas para as afiliadas geograficamente dispersas.
Um dos principais desafios na distribuição primária pela internet pública é garantir a integridade do sinal em qualidade de transmissão, onde a perda de pacotes, jitter e largura de banda imprevisível podem desafiar os protocolos de transporte tradicionais. O SRT resolve eficazmente esses problemas com mecanismos de correção de erros, adaptando-se à qualidade da rede. Com sua escalabilidade e densidade líderes da indústria, foi a solução ideal para permitir que o Grupo RBS integrasse e otimizasse seus fluxos de trabalho de MCR e playout.
“A aceleração por hardware da nossa tecnologia SRT de grau profissional abre caminho para empresas de mídia e entretenimento, como o Grupo RBS, revolucionarem sua infraestrutura de MCR e playout”, comentou Luis Perez, diretor de vendas LATAM na Appear.
“A capacidade da nossa Plataforma X de fornecer densidade na indústria e suporte para SRT, SMPTE 2110, NMOS e tecnologia PTP proporciona um salto quântico em flexibilidade e eficiência, permitindo ao Grupo RBS oferecer experiências superiores para os espectadores e estabelecer novos padrões de eficiência e flexibilidade”, acrescentou Perez.
A solução SRT da Appear oferece o menor custo para a transmissão de canais pela internet pública, permitindo que os operadores substituam com confiança dispendiosos links de satélite e circuitos dedicados de fibra. Além disso, o SRT capacita os operadores a reduzir o orçamento de transporte ao mover funcionalidades de estúdios, como gerenciamento de ativos de mídia, para a nuvem.
Em um único chassi de 2RU, a Plataforma X20 da Appear, com gateway SRT, pode gerenciar até 1.536 conexões (12 placas x 128 conexões por placa) e até 72Gb de tráfego SRT, economizando espaço e consumo de energia a um custo muito mais baixo. O SRT também permite que as organizações mudem a economia da migração para distribuição pela internet a seu favor.
Site relacionado: https://www.appear.net
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube