Centros de operação e comando são essenciais para permitir que equipes e organizações tomem decisões rápidas e precisas durante situações críticas. Para que essas decisões sejam eficazes, operadores e gestores precisam ter acesso às informações corretas, apresentadas no formato adequado e disponíveis em tempo real. O Command 360 possui três principais funcionalidades que contribuem para a simplificação e eficiência na gestão de fluxos de trabalho em centros de operações: Layouts, Comportamentos e Salas.
Existem várias razões pelas quais o conteúdo precisa ser organizado em uma video wall de uma maneira específica, seja pela hora do dia, pelos operadores de plantão ou pelo tipo de evento que está sendo respondido. Em todas essas situações, é imperativo que os operadores do centro de comando tenham controle total sobre o que é exibido na parede de vídeo e em qual orientação. O Command 360 resolve esse problema permitindo que os administradores criem e salvem várias configurações de tipos e tamanhos de conteúdo como layouts que podem ser acessados a qualquer momento.
Os layouts permitem configurações distintas da parede de vídeo para diferentes funções, papéis ou pontos de vista. Por exemplo, um centro de operações de emergência (EOC) pode alternar rapidamente entre diferentes cenários de resposta a incidentes com um clique de botão. Os layouts capacitam os usuários a fazer alterações enquanto ainda estão utilizando o sistema, sem atrasos nas atualizações ou a necessidade de sair e retornar ao sistema com a nova visualização.
Frequentemente, as diversas funções de um centro de operações são cíclicas, permitindo que as necessidades e horários dos operadores sejam previstos com antecedência. Por exemplo, durante a troca de turno entre operações diurnas e noturnas, os ativos que necessitam de monitoramento ou o papel do centro de operações podem mudar.
Para ajudar nessas situações, os usuários podem utilizar a funcionalidade de Comportamentos do Command 360 para criar macros exclusivas no sistema. Isso permite que usuários não técnicos criem um único botão na interface do usuário para executar uma sequência de ações. Essas macros podem ser programadas até o minuto no fuso horário local, ajudando a automatizar processos dentro do sistema. Veja como funciona.
Os comportamentos podem ser usados para silenciar ou alterar fontes de áudio, ajustar orientações de câmeras, adicionar, remover ou substituir ativos na parede de vídeo, controlar dispositivos de terceiros ou alternar entre layouts conforme necessário. Os comportamentos permitem que os usuários incorporem automação do sistema sem soluções de programação personalizadas de terceiros. Isso melhora a eficiência geral do centro de operações enquanto reduz os custos a longo prazo associados à reprogramação do sistema.
Um dos principais benefícios do Command 360 é sua capacidade de exibir e controlar conteúdo em vários locais a partir de um ponto centralizado. Para facilitar ao máximo esse processo para administradores de sistema e gerentes de centros de operações, um dos pilares centrais da interface do usuário da plataforma é Salas – um recurso de gestão que ajuda a organizar a parede de vídeo e todas as exibições periféricas em áreas separadas da interface do usuário. Com as Salas, os usuários em áreas específicas do centro de operações podem acessar as telas e fontes de conteúdo relevantes para suas necessidades. Veja as Salas sendo usadas na interface do usuário:
Embora Salas pareça um conceito simples, seu poder é totalmente realizado quando combinado com Layouts e Comportamentos. Ambos os recursos podem ser definidos e executados em Salas individuais dentro do centro de operações ou em todo o local, conforme necessário. Independentemente da situação, os usuários do Command 360 podem operar em sua área designada do centro de operações sem interromper o fluxo de trabalho dos outros.
O Command 360 possui recursos de fluxo de trabalho embutidos na interface do usuário que podem transformar todo o centro de operações com um clique de botão. Dado esse nível de controle e suas implicações mais amplas, é imperativo que os centros de operações gerenciem permissões de usuário para garantir que apenas pessoal autorizado tenha acesso a esses recursos. Para resolver isso, o Command 360 suporta permissões de usuário e de grupo para restringir o acesso a fontes de conteúdo, exibições e elementos da interface do usuário conforme necessário. Isso fornece o modelo de acesso mais flexível e abrangente para centros de operações, garantindo que o acesso a recursos individuais seja limitado àqueles que realmente precisam.
Uma parede de vídeo é um elemento vital de qualquer centro de operações. Ela deve ser capaz de se adaptar às necessidades e fluxos de trabalho dos usuários dentro do centro, tornando-se uma ferramenta que aprimora a colaboração e a eficiência operacional, levando a uma resolução mais rápida de situações críticas.
Site relacionado: https://www.haivision.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube