Home Reportagens Hi Human Interface apresenta novas funções de controle e monitoramento na IBC 2024

Hi Human Interface apresenta novas funções de controle e monitoramento na IBC 2024

Uma das grandes vantagens do hi é a capacidade de adaptação a sistemas pequenos ou grandes, com um aprendizado rápido e integração perfeita com novas tecnologias

Por Ricardo Batalha

Na IBC 2024, a hi human interface, desenvolvida pela Broadcast Solutions, revelou novas funcionalidades como controle de iluminação, monitoramento avançado, controle por segunda tela (IU) e o novo hardware hiDot. A plataforma destaca-se por sua facilidade de uso, velocidade e capacidade de resposta, tornando o controle das instalações de broadcast mais intuitivo e eficiente com uma interface de usuário de plataforma neutra.

Com tecnologias modernas de autodescobrimento e configuração zero, o hi reduz significativamente o tempo de instalação e configuração dos sistemas de broadcast. Baseado em software de código aberto, o hi é compatível com diversos ambientes e pode ser utilizado em PCs, Macs, tablets e até smartphones, diretamente pelo navegador, sem necessidade de instalação. O sistema controla e se comunica com uma ampla gama de dispositivos, como roteadores de banda base, multipainéis, dispositivos de processamento, mixers de vídeo/áudio e controladores SDN de terceiros, além de suportar nativamente tecnologias como Grass Valley AMPP, NDI, Dante, roteamento comprimido e protocolos NMOS-IS04, IS05 e IS07.

As interfaces de usuário do hi são totalmente personalizáveis, variando desde um painel 1U simples com botões e codificadores giratórios até telas de controle específicas para iPads. Em grandes produções, várias instâncias do hi em hubs interconectados podem atuar como um único sistema. Os Power Widgets adicionam funções específicas, como controle de câmeras PTZ ou servidores, criando fluxos de trabalho complexos que podem ser ativados com um único clique.

Na IBC 2024, a demonstração do hi destacou sua capacidade de lidar com diversos protocolos, como NMOS, Dante, NDI, GV AMPP, Video IPath, PTZ-control, ArtNet, VB440, Ember+, TSL e SWP-08, entre outros. O sistema é completamente agnóstico em relação aos fornecedores, oferecendo detecção automática de dispositivos NMOS, NDI, Dante, VideoIPath e GV AMPP. Basta conectar os equipamentos à rede para que o hi os identifique e os adicione ao mapa de fluxo de trabalho, permitindo recuperação instantânea das configurações em futuras produções.

hiDot e personalização total
Uma das grandes vantagens do hi é a capacidade de adaptação a sistemas pequenos ou grandes, com um aprendizado rápido e integração perfeita com novas tecnologias. Agora, é possível personalizar os fluxos de trabalho com Power Widgets, que oferecem controle de VB440, PTZ, servidores de vídeo, contadores e monitoramento de sinal de retorno, incluindo medidores de pico.

Entre as novas funções, está a possibilidade de adicionar uma segunda tela, expandindo a interface de usuário principal. O hi também traz novidades como controle de iluminação por meio do protocolo ArtNet e monitoramento avançado do sistema com o uso do Grafana.

Para reforçar a segurança em ambientes IP de múltiplos fornecedores, o sistema agora permite gerenciamento de usuários e funções por meio do Azure Active Directory (EntraID), garantindo acesso personalizado e privilégios específicos.

Por fim, na IBC 2024, a Broadcast Solutions apresentou o hiDot, um novo hardware compacto que combina um botão físico, um codificador e uma tela sensível ao toque, permitindo controle de parâmetros, recuperação de snapshots e ativação de regras. O hiDot, que também conta com alimentação PoE, agrega ainda mais praticidade e funcionalidade ao sistema hi.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados