Home Reportagens Hiltron celebra 45 anos de inovação em tecnologia de satcom

Hiltron celebra 45 anos de inovação em tecnologia de satcom

Empresa alemã Hiltron destaca avanços em integração de sistemas e desenvolvimento de antenas para comunicações via satélite

Por Ricardo Batalha

A Hiltron Communications, sediada em Backnang (ALE), comemora 45 anos de atuação como integradora de sistemas, fabricante e distribuidora no setor de tecnologia de satélite. Entre os destaques de 2024 estão as primeiras entregas, no primeiro trimestre, do sistema de satélite móvel Drive-Away. Este equipamento conta com um refletor parabólico segmentado de 3,7 metros de diâmetro, montado em uma estrutura motorizada desenvolvida especialmente para aplicações que exigem conectividade precisa, seja unidirecional ou bidirecional. O sistema completo inclui eletrônica de controle, aquecimento da antena e recursos de descongelamento, além de um guindaste para facilitar o carregamento em caminhões padrão.

O Drive-Away é gerenciado pela unidade de controle compacto HSACU4, que oferece conectividade LAN/IP e acesso remoto completo por interface web. Inclui ainda sensores como bússola de fluxo, receptor GPS e inclinômetro para ajustes precisos de elevação e polarização.

Outro marco foi o lançamento do Kit de Motorização Atualizável para antenas CPI 2385 Satcom, uma solução econômica que permite modernizar instalações existentes, economizando custos em comparação à compra de novos equipamentos. Baseado na montagem motorizada HMAM, o kit possibilita alternância rápida entre bandas de frequência e oferece recursos de rastreamento manual, automático e ativo, além de suporte ao rastreamento de satélites inclinados e objetos voadores, como drones.

Durante a IBC 2024, em Amsterdã, a Hiltron apresentou o HMAM-XY, nova geração de montagens motorizadas para antenas. Projetado para rastreamento de alta precisão de satélites LEO e MEO, constelações de pequenos satélites e drones, o HMAM-XY destaca-se pela velocidade, precisão e capacidade de cobertura hemisférica sem obstruções no zênite. Sua operação é feita via unidade de controle HACU, com monitoramento remoto por conexão Ethernet.

A demanda crescente por serviços de modernização no setor de satcom foi outro destaque, abrangendo desde avaliações de desempenho de antenas teleport até a adaptação de sistemas para bandas mais altas, como Ku e Ka. “Modernizar antenas existentes reduz a necessidade de novos equipamentos e preserva serviços em bandas mais baixas”, explica Jochen Ermel, diretor-gerente da Hiltron. Ele enfatiza o uso de tecnologia de escaneamento a laser 3D para avaliação precisa de antenas, um recurso mais confiável que a fotogrametria tradicional, permitindo análises enquanto as antenas estão em operação.

Site relacionado: https://hiltron.de/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados