Home Reportagens Hiltron prevê avanço da demanda por sistemas satcom ao longo de 2025

Hiltron prevê avanço da demanda por sistemas satcom ao longo de 2025

Empresa alemã Hiltron registra crescimento em fabricação, integração e distribuição de soluções para comunicação via satélite

Por Ricardo Batalha

A Hiltron relata um aumento consistente na procura por seus sistemas e equipamentos de comunicação via satélite ao longo de 2025, após celebrar seu 45º aniversário em 2024. Os projetos concluídos no ano abrangem os setores de broadcast, segurança e telecomunicações.

Apresentado pela primeira vez na IBC 2024, em Amsterdã, o suporte de antena motorizado HMAM-XY entrou em plena disponibilidade comercial em 2025. Entre os primeiros clientes está uma organização europeia de pesquisa que adquiriu um HMAM-XY com refletor parabólico de 2,4 metros para instalação no telhado de sua sede no sul da Alemanha. O equipamento vem sendo usado em diversos ambientes de teste relacionados a satcom.

Desenvolvido ao longo de 15 anos desde a primeira versão do HMAM, o HMAM-XY foi projetado para rastreamento de alta precisão de satélites LEO e MEO, constelações de smallsats e até objetos em voo como drones. O sistema combina velocidade de rastreamento elevada, rápida aceleração, alta precisão de apontamento, baixa folga mecânica e cobertura hemisférica total sem zonas cegas próximas ao zênite.

Outros projetos envolvendo o HMAM ao longo de 2025 incluíram o papel da Hiltron como parceira tecnológica na construção, entrega e integração de antenas offset batwing destinadas ao monitoramento do desempenho de satélites recém-lançados em diferentes regiões do mundo. Cada antena incorpora um sistema multibanda de transmissão e recepção totalmente orientável, equipado com refletor de 3,8 metros e o suporte motorizado HMAM. Para esses projetos, a Hiltron recomendou e integrou os refletores batwing da Challenger Communications, escolhidos pelo longo foco e pela excelente rejeição de lóbulos laterais. O sistema é operado pelo controlador de antenas HACU, que inclui indicadores de ângulo real, garantindo estabilidade de apontamento superior à de atuadores de uso comercial. Um painel remoto HACUX-IDU, em formato 4U, permite acessar todos os parâmetros do HACU por meio de touchscreen com interface semelhante à de um navegador.

Ao longo do ano, a Hiltron marcou presença em quatro eventos do setor: GovSatCom, em Luxemburgo, GoSatCom, em Munique, International Broadcasting Convention, em Amsterdã, e Space Tech Expo Europe, em Bremen. Em todos, apresentou seu portfólio próprio, incluindo HMAM-XY, o suporte polar motorizado HMAM-PM, a unidade de controle HACU, a unidade de redundância e monitoramento HRMU, o controlador de degelo HDCU e o sistema de monitoramento e controle HMCS-MCR. A participação no Space Tech Expo Europe foi especialmente relevante, impulsionando conversas com novos e atuais clientes do mercado satcom em diferentes frentes.

A Hiltron Communications é reconhecida mundialmente pela produção de sistemas de rastreamento para antenas fixas e móveis. Fundada em 1979, já implantou centenas de sistemas para rastreamento de satélites em órbitas LEO, GEO, MEO e inclinadas. A empresa oferece serviços completos, desde o planejamento inicial até a implementação de soluções personalizadas, incluindo testes de aceitação em fábrica, instalação, comissionamento, treinamento de operadores e suporte contínuo. Sua sede, em Backnang, próxima a Stuttgart, conta com instalações projetadas para operações técnicas de grande porte, com capacidade para veículos equipados com antenas satelitais no teto.

Site relacionado: https://www.hiltron.de

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados