Home Reportagens Hispasat e Intelsat ampliam acordo para fornecer conexão à internet em aviões

Hispasat e Intelsat ampliam acordo para fornecer conexão à internet em aviões

Acordo inclui toda a capacidade do Amazonas Nexus nos EUA e no Brasil, bem como a capacidade no corredor do Atlântico Norte

Por Ricardo Batalha

A Hispasat e a Intelsat, fornecedora global de produtos e serviços de conectividade de banda larga para a aviação, chegaram a um acordo para expandir e estender a capacidade do Amazonas Nexus contratado em 2019. Especificamente, esta nova aliança inclui toda a capacidade disponível do satélite sobre Estados Unidos e Brasil, bem como parte da capacidade do Nexus Amazonas sobre o corredor do Atlântico Norte. Como resultado, a Intelsat oferecerá serviços de conexão à Internet a bordo nessas áreas de alto tráfego, bem como serviços de extensão de redes corporativas e celulares.

“Nossa longa e bem-sucedida colaboração com a Hispasat na prestação de serviços em voos comerciais, aliada à excelente cobertura e flexibilidade em órbita do Amazonas Nexus, nos levou a assinar este acordo que reforça estrategicamente nossa oferta no mercado americano e brasileiro de aviação comercial, bem como nos mercados de mobilidade e rede”, comentou Adam Troy, vice-presidente de parcerias de rede da Intelsat.

Ignacio Sanchis, diretor comercial da Hispasat, agradeceu à Intelsat pela confiança que “este acordo de longo prazo representa. Com ele, o compromisso que assumimos com o Amazon Nexus para conexão à Internet em ambientes móveis é ratificado e fortalece nossa posição no continente americano”.

O Amazonas Nexus é um satélite de alto desempenho com características inovadoras que substituirá o Amazonas 2 na posição orbital 61º Oeste. O novo satélite, que foi lançado no dia 6 de fevereiro de Cabo Canaveral, terá uma carga útil especialmente dedicada a fornecer conexão à Internet em ambientes de mobilidade (aviões e navios), além de outras aplicações, como comunicações corporativas ou implantação de redes celulares. O Amazonas Nexus também enviará um processador digital transparente de última geração. Trata-se de uma inovação tecnológica que aumentará substancialmente a flexibilidade do satélite e facilitará sua adaptação às mudanças de demanda que possam ocorrer durante sua vida útil.

Junto com esse contrato de longo prazo, que foi estendido com a Intelsat, o projeto Amazonas Nexus tem outros dois clientes estratégicos. Tusass, operadora de telecomunicações da Groenlândia, e Artel, que fornecerá a carga útil do Pathfinder 2 para a Força Espacial dos EUA. No geral, a Hispasat alcançou acordos comerciais que representam mais de 60% da capacidade contratada neste novo satélite. Este é um marco notável em um setor onde predominam os contratos de curto prazo, e destaca o crescimento da demanda por serviços via satélite corporativo e móvel nas Américas. Prevê-se que no período 2021-2031 a procura de capacidade para serviços de conectividade aérea se multiplique por doze, de acordo com a Euroconsult 2022.

Sites relacionados:
https://www.intelsat.com
https://www.hispasat.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados