A iniciativa completa a oferta de serviços audiovisuais da HISPASAT, já reforçada no ano anterior com a aquisição pela Telefónica do negócio de gestão e transmissão de sinais audiovisuais da Media Networks Latin America
A HISPASAT, operadora e provedora espanhola de soluções e serviços via satélite do Grupo Red Eléctrica, fechou um acordo com a NAGRA, líder mundial no fornecimento independente de soluções de streaming, proteção de conteúdo e monetização da televisão digital, para desenvolver uma solução de televisão OTT (Over-The-Top) por atacado. O serviço permitirá às operadoras de TV paga, aos provedores de serviços de Internet (ISPs) e às empresas de conteúdo regional oferecer a seus clientes um serviço de entretenimento multitela de alta qualidade, distribuído pela Internet sem ter que implantar infraestrutura própria. Isso reduz tanto o investimento inicial quanto o tempo necessário para lançar esse tipo de solução. A operadora disponibilizou aos clientes interessados uma demonstração deste serviço, cujo lançamento está previsto para a primavera de 2022.
No marco desta colaboração, a HISPASAT será responsável pela operação completa do serviço e fornecerá a infraestrutura de processamento de vídeo desde seu headend em Lurín (Peru), onde sua equipe opera atualmente várias das plataformas de televisão por satélite dos principais operadores latino-americanos. Isso inclui a recepção de conteúdo linear (canais de TV) e conteúdo sob demanda, bem como sua codificação e publicação. Graças à plataforma de vídeo OpenTV da NAGRA e à solução de streaming em nuvem VOS 360 da Harmonic, os clientes HISPASAT poderão promover, preservar e rentabilizar o seu conteúdo.
Além de ferramentas adicionais para agregar e gerenciar conteúdo e a oferta, agrupar e fixar preços e visualizar o layout do aplicativo, a solução da NAGRA também incluirá funções para proteção de conteúdo, como a gestão de direitos digitais multitela (multi-DRM). Da mesma forma, e por meio de sua plataforma de experiência do usuário, a NAGRA será responsável pelo desenvolvimento de aplicativos de usuário para decodificadores e dispositivos de streaming – incluindo Smart TVs –, que podem ser personalizados para as operadoras que utilizam o serviço.
Para Javier Izquierdo, diretor geral da HISPASAT Peru, “este acordo abre uma nova variedade em nossa gama de ofertas como provedores atacadistas de serviços de vídeo, que já havia se consolidado no início do ano passado com a aquisição do negócio de gestão e transmissão de sinais audiovisuais da Media Networks Latin America e, portanto, reforça nossa posição como líder na região. Graças a este acordo com a NAGRA, complementaremos nossos serviços por satélite com um produto que oferece uma resposta eficaz à crescente demanda por soluções de streaming linear e soluções de Internet sob demanda na região”.
Por sua vez, Nancy Goldberg, vice-presidente executiva e diretora de Marketing e Vendas da NAGRA, acrescentou que “este novo serviço de atacado permitirá que os clientes da HISPASAT incluam um novo serviço OTT como parte de sua oferta existente, otimizando assim seus custos de serviço e marketing, além de ser um serviço adaptável às necessidades específicas de seus clientes. Estamos muito satisfeitos que a HISPASAT aporte valor agregado aos prestadores de serviços na região da América Latina e que, por meio de uma solução completa, possam adicionar conteúdo, estimular a participação e acelerar a transformação digital, através da qual também poderão atingir novos públicos”.
Este novo serviço OTT da HISPASAT e da NAGRA fará uso das últimas novidades tecnológicas, incluindo uma rede de soluções de televisão diferida (Catch-Up TV) e gravação interativa (PVR), vários canais de áudio e legendas, serviços de guias de programação eletrônica (EPG) e função de retorno EPG, TimeShift, gerenciamento de gravação e controle dos pais, bem como pesquisa e recomendação de conteúdo. Por outro lado, poderá oferecer seus serviços tanto de vídeo sob demanda (VoD) quanto de canais lineares por meio de aplicativos de usuário em diferentes dispositivos e decodificadores híbridos.