Home Especiais IBC 2022: câmeras UHK-X700, UHK-X750 e UHL-F4000 entre os destaques da Ikegami

IBC 2022: câmeras UHK-X700, UHK-X750 e UHL-F4000 entre os destaques da Ikegami

Entre as mais recentes adições à sua linha de equipamentos de produção está a estação base de fibra BSX-100 UHD/HD

Por Ricardo Batalha

A Ikegami apresentará na IBC 2022, que ocorre de 9 a 12 de setembro na RAI, em Amsterdã (HOL), as mais recentes adições à sua linha de equipamentos de produção, como as câmeras UHK-X700, UHK-X750 e UHL-F4000, bem como a estação base de fibra BSX-100 UHD/HD.

Michael Lätzsch, diretor da divisão de transmissão e vídeo profissional da Ikegami Electronics (Europa), destaca que UHD, HDR, IP e HFR serão os principais tópicos das apresentações na IBC 2022. “A transição da tecnologia SDI para IP está ganhando força, tanto em aplicações de estúdio como em unidades móveis, dada a maior flexibilidade de sistematização e a fácil capacidade de expansão do IP. HFR também está em forte demanda, especialmente para cobertura de esportes em câmera lenta”, comentou.

Entre as novidades, destaca-se a UHK-X700, uma câmera robusta que combina alta qualidade de sinal com conectividade versátil. Ela suporta captura HFR em câmera lenta e pode ser montada em um suporte ou tripé ou transportada sobre o ombro. Sua frente é composta por três sensores CMOS UHD de 2/3 de polegada com um obturador global para minimizar artefatos ao gravar telas de LED ou cenas iluminadas com flash ou luz estroboscópica.

Inclui suporte total a HDR/SDR e opção entre espaços de cores BT.2020 e BT.709. A gravação HFR com velocidade de até 2x em UHD ou velocidade de até 8x em HD é possível através da estação base como opção. Quando combinado com a estação base Ikegami BSX-100 ou a unidade de controle de câmera CCU-X100, a UHK-X700 pode produzir formatos de vídeo UHD/HD simultaneamente.

A interface de vídeo, áudio e I/O de intercomunicação IP está disponível de acordo com os padrões SMPTE ST.2110 como opção na estação base ou CCU. O vídeo UHD está disponível como alimentação 12G-SDI diretamente do cabeçote da câmera, permitindo que seja integrado a um sistema sem fio. Pesando apenas 5kg, o UHK-X700 vem com uma montagem de lente B4 e tem uma sensibilidade óptica de F11 ao operar em UHD/50p.

Ikegami UHK-X750
A câmera de estúdio completa UHK-X750 da Ikegami também estreia na IBC, com todos os recursos avançados da UHK-X700, exceto aqueles que se aplicam à operação portátil no ombro. A UHK-X750 oferece um centro de gravidade mais baixo e um cenário mais fácil em comparação com uma câmera de mão com lente telefoto e montagem.

UHL-F4000
A UHL-F4000 UHD HDR traz formato pequeno e baixo peso (apenas 1,1 kg), otimizado para aplicações como captura de vídeo aéreo e robótica de estúdio. Os recursos incluem redução de neblina, nitidez de imagem, inversão vertical de imagem, remoção de ruído e zoom digital. A cabeça da câmera usa três sensores CMOS de alta sensibilidade com obturador global, capazes de capturar vídeo colorido com qualidade de transmissão em uma ampla variedade de condições noturnas ou diurnas, completamente livre de distorção geométrica e efeitos de faixas de flash.

Uma conexão de fibra óptica duplex de 40 Gbps comunica o cabeçote da câmera com a CCU, que pode ser localizada a até 10 km de distância. A fibra óptica pode ser integrada em um núcleo bidirecional através de um circulador óptico e passar por uma junta rotativa óptica de núcleo único usada para um pequeno cardan. A CCU é compacta e leve, oferecendo simultaneamente vídeo HD compatível com UHD e HDR.

Ikegami BSX-100
Por fim, a Ikegami demonstrará a estação base de fibra multiformato Ikegami BSX-100 UHD/HD. Ele oferece um caminho de atualização eficiente para emissoras e empresas de produção à medida que mudam de SDI para IP, SDR para HDR e HD para UHD, incluindo o fluxo de trabalho HD/UHD de formato duplo. Projetado como uma unidade multiplataforma, o BSX-100 está disponível para os sistemas de câmera HD e UHD da Ikegami, oferecendo conectividade com modelos de câmera Unicam HD ou Unicam XE, ou ambos.

A interface SMPTE ST.2110 Media over IP está disponível como opção para uso em redes 10GbE e 25GbE. O vídeo HDR, com reprodução de altíssima qualidade do escuro ao claro, é compatível com uma ampla gama de cores como padrão. BSX-100 inclui conversão HDR para SDR e pode executar qualquer combinação desejada de resolução HD ou UHD e SDR ou HDR simultaneamente. Alojado em uma unidade de rack de baixa massa, 3U de altura e meia largura, ele se integra facilmente onde o espaço é limitado.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados