A IBC 2025 reuniu a comunidade mundial de mídia, entretenimento e tecnologia em um momento de rápidas transformações para o setor. O evento uniu referências globais, empresas inovadoras e disruptores em uma mostra internacional marcada por energia, inovação e propósito. Com 43.858 visitantes, mais de 1.300 expositores e mais de 600 palestrantes, a feira e as conferências apresentaram novas tecnologias, debateram mudanças no mercado e fortaleceram conexões que irão impulsionar o futuro da indústria.
Michael Crimp, CEO da IBC, destacou que o evento trouxe resultados concretos de negócios, com retorno extremamente positivo dos participantes. “O que mais me chamou a atenção foi o senso de otimismo e propósito. Expositores, visitantes, palestrantes e parceiros vieram para moldar o futuro do setor. Estamos ansiosos para continuar essa jornada no próximo ano”, afirmou.
Com visitantes de 170 países, a IBC 2025 reforçou sua posição como o mais internacional encontro de mídia e entretenimento do mundo. O ecossistema completo esteve presente, de grandes emissoras e produtores de conteúdo a fornecedores estabelecidos, startups ágeis e empresas em rápido crescimento. Carlos Octavio Queiroz, diretor de dados, IA, parcerias e arquitetura da Globo, resumiu: “A IBC segue sendo o ponto de encontro essencial para profissionais do setor em escala global. Trouxemos uma delegação expressiva porque sabemos da importância do evento para fomentar inovação, trocar ideias e nos conectarmos com nossos principais parceiros e fornecedores. Receber o Prêmio Especial da IBC 2025 durante o nosso centenário tornou a experiência ainda mais significativa.”
Um dos grandes destaques foi a estreia da Future Tech, no Hall 14, que apresentou tecnologias emergentes e projetos colaborativos. O público acompanhou demonstrações de IA generativa e agentic, mídia imersiva e interativa, workflows em nuvem, redes privadas 5G e inovações sustentáveis. Skander Ben Attia, CTO da France Télévisions, destacou que o espaço atraiu grande atenção e reforçou debates sobre o futuro da mídia conectada, incluindo projetos pilotos de 5G no ar e iniciativas de autenticidade de conteúdo.

Foto: MichielTon.com

Foto: MichielTon.com
O caráter comercial também foi evidente. Para muitos expositores, a IBC 2025 se consolidou como etapa fundamental do ciclo de vendas e espaço estratégico para negócios. Angela Stelle, CMO da Avid, ressaltou que o evento segue como plataforma essencial para lançamentos, relacionamento com clientes e parceiros, além de insights valiosos do setor. Jon Wilson, CEO da Grass Valley, reforçou que a qualidade do engajamento no estande foi um diferencial.
A conferência da IBC 2025 trouxe uma visão estratégica dos principais temas do setor, como ascensão da IA, novos modelos de negócios, sustentabilidade e narrativa. Executivos da ITV, Netflix, Warner Bros. Discovery e outras referências mundiais dividiram palco com personalidades do cinema, como a editora Thelma Schoonmaker, vencedora de três Oscars, e o diretor Bernard MacMahon, do documentário Becoming Led Zeppelin.
O evento também colocou as pessoas no centro da discussão, com iniciativas voltadas para inclusão, diversidade e formação de novos talentos. Jon Roberts, CTO da ITN, destacou a energia das novas gerações no encontro, enquanto Carrie Wootten, CEO do Global Media and Entertainment Talent Manifesto, enfatizou a importância do programa de talentos da IBC para atrair e apoiar profissionais em início de carreira.
A feira ainda refletiu a força e a diversidade do setor, reunindo gigantes como AWS, Avid, Blackmagic Design, Canon, EVS, Grass Valley, Microsoft, Panasonic, Ross Video, Samsung, Sony e Tata Communications, além de estreantes que trouxeram novas ideias e soluções, garantindo inovações em todas as áreas da produção, distribuição, nuvem, streaming e experiências de consumo de próxima geração.
Site relacionado: https://show.ibc.org/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube