Home Reportagens Igreja Presbiteriana NorthPark faz transmissões ao vivo para o mundo todo com ATEM SDI Extreme ISO

Igreja Presbiteriana NorthPark faz transmissões ao vivo para o mundo todo com ATEM SDI Extreme ISO

NorthPark está utilizando o ATEM SDI Extreme ISO para transmitir cultos ao vivo para comunidades nos EUA, Canadá, América do Sul, Ásia e África

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que a Igreja Presbiteriana NorthPark, a primeira igreja presbiteriana e a segunda casa de adoração construída em Dallas, Texas, está utilizando o switcher de produção ao vivo ATEM SDI Extreme ISO para expandir sua presença digital transmitindo cultos ao vivo para comunidades nos Estados Unidos, Canadá, América do Sul, Ásia e África.
Com mais de 350 membros nos subúrbios de Dallas e fora dele, a NorthPark atende a comunidade há mais de 150 anos. Diante dos desafios da pandemia, a gerente de comunicações Martica Luckey e o gerente de audiovisual Stuart McRae optaram pelas transmissões ao vivo não apenas para manter a congregação dispersa conectada, mas também para expandi-la além de Dallas.

Luckey e McRae utilizaram antes um switcher de produção ao vivo ATEM Television Studio Pro HD e, há pouco tempo, fizeram o upgrade para um ATEM SDI Extreme ISO, o que permitiu simplificar a instalação ao criar transmissões de qualidade profissional. Além disso, utilizam um deck broadcast HyperDeck Studio HD Mini para gravação de backups.

“Tínhamos conversores SDI para HDMI em nossas câmeras e feeds de vídeo, mas a padronização em SDI nos dá muito mais segurança e confiabilidade, além de eliminar vários possíveis pontos de falha. Além do mais, não precisamos gastar dinheiro com conversores”, explicou Luckey. “Sem mencionar o streaming integrado do ATEM SDI, que nos proporciona mais tecnologia em um design menor.”

Embora o streaming seja um componente importante para cada serviço, McRae observou que a palavra falada é a principal prioridade. McRae precisa mixar som ao vivo no santuário e realizar uma mixagem separada para streaming. Por esse motivo, o mixer de áudio Fairlight integrado do ATEM SDI Extreme ISO é ideal para o fluxo de trabalho.

“Usamos de sete a 10 microfones em nossos serviços, mixando em um console separado e enviando uma saída sem EQ para as entradas de nível de linha no ATEM”, disse McRae. “Embora não amplifiquemos nosso coro ou órgão no santuário, precisamos ter ambos na transmissão em estéreo. Também fazemos questão de captar as reações durante a congregação e o canto dos hinos. Sempre queremos ter som na transmissão e não o equivalente sonoro de um fade to black. Com o som ao vivo, usamos compressão apenas para manter os níveis constantes, mas isso gera muita flutuação dos níveis na transmissão. No mixer de áudio Fairlight do ATEM, usamos a expansão e a compressão para regular nossa audibilidade aparente para os níveis sonoros padrão. Recebendo uma alimentação nivelada, também podemos ajustar a equalização com o mecanismo de áudio Fairlight.”

Luckey também destaca que o ATEM SDI Extreme ISO pode salvar um arquivo de projeto DaVinci Resolve, então, com um único clique, ela consegue abrir a produção ao vivo como um vídeo editado. “Poder gravar todas as câmeras e a saída do software de apresentação de vídeos com o recurso ISO em um disco rígido simples facilita demais o backup”, ressaltou. “Quando gravamos cultos com antecedência, operamos assim, porque se tivermos algum erro ao alternar, podemos corrigi-lo no DaVinci Resolve.”

No futuro, Luckey e McRae planejam expandir além do santuário da igreja. “Precisamos enviar vídeo para várias TVs ao redor do local, incluindo uma fora do santuário em uma rede de vídeo preexistente. Enviamos a saída do ATEM SDI Extreme ISO a um ATEM Streaming Bridge para alimentar essas TVs com o mínimo de atraso no vídeo”, concluiu McRae. “Além disso, agora usamos o fluxo de trabalho de streaming para funerais, cerimônias de premiação e outras iniciativas dentro da comunidade. Graças à Blackmagic Design, pudemos expandir o nosso fluxo de trabalho técnico, melhorar a comunicação com a comunidade local e transmitir para o mundo todo.”

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados