Home Reportagens Ikegami apresenta a câmera UHL-X40 4K-UHD HDR ultracompacta para produções exigentes na IBC 2025

Ikegami apresenta a câmera UHL-X40 4K-UHD HDR ultracompacta para produções exigentes na IBC 2025

UHL-X40 4K-UHD HDR será apresentada pela primeira vez em Amsterdã com recursos avançados de captação, conectividade e operação remota

Por Ricardo Batalha

A Ikegami vai apresentar na IBC 2025 a câmera UHL-X40, um modelo ultracompacto com qualidade de estúdio e capacidade de captura em 4K-UHD HDR. A novidade será exibida pela primeira vez no estande 12.A31 do RAI Amsterdam. Derivada da bem-sucedida UHL-F4000, desenvolvida para aplicações aéreas, a nova versão destaca-se pelo design leve, baixo consumo de energia e alta performance, mesmo em ambientes desafiadores como palcos iluminados com LED e flashes.

A cabeça da câmera mede apenas 120 x 128 x 112 milímetros e pesa 1,1 quilo, com consumo de 28 watts em 12 volts. A unidade de controle CCU-X40 também é compacta, com 145 x 145 x 173 milímetros e 2,6 quilos, e possibilita o envio de comandos como pan, tilt, zoom e sinal para teleprompter por meio de uma linha trunk integrada de Ethernet Gigabit.

A UHL-X40 utiliza três sensores CMOS UHD de 2/3 de polegada com arquitetura de obturador global, que garantem imagens naturais mesmo na presença de telas LED ou luzes estroboscópicas, sem distorções geométricas durante a reprodução em quadro congelado. O equipamento oferece sensibilidade F11 a 2160p50 e relação sinal-ruído de 62 dB, com suporte aos padrões HDR ITU-R BT.2100 e gama de cores BT.2020. O encaixe de lente é B4, padrão da indústria para câmeras broadcast de alto desempenho.

Segundo Gisbert Hochguertel, especialista de produto da Ikegami Europa, a nova câmera traz uma combinação de eficiência operacional e versatilidade. Com qualidade de imagem e recursos equivalentes aos modelos UNICAM XE, a UHL-X40 permite cortes cruzados com essa linha e se conecta à CCU-X40 por até 10 quilômetros de fibra óptica monomodo duplex, que transporta o sinal da câmera em 4K/UHD junto com a linha Ethernet. Essa arquitetura é ideal para aplicações como operação robótica em estúdios, transmissões remotas de eventos esportivos e culturais, ou captação de vídeo em pontos de vista especiais.

A UHL-X40 compartilha recursos com a família UNICAM XE, incluindo dois discos ópticos com cinco posições para controle separado de filtros de densidade neutra e correção de cor, correção óptica de vinhetas e ajuste remoto de foco traseiro. Um assistente de foco preciso é obtido ao direcionar as bordas da imagem 4K para um monitor HD auxiliar. Além da saída 4K-UHD, a CCU-X40 oferece downconversion simultâneo do quadro completo em 3840 x 2160 e um recorte nativo da área central em 1920 x 1080.

A câmera também conta com zoom digital de 1,1 a 10 vezes, ajustável em incrementos de 0,1, operado pelo menu da câmera ou pelo controle remoto opcional RM-71F. Os modos de zoom digital e óptico podem ser usados simultaneamente. Um recurso adicional é a função de inversão vertical da imagem, ideal para transmissões externas em teatros, permitindo que a câmera opere de cabeça para baixo quando a suspensão aérea for mais prática do que a montagem convencional, dispensando o uso de canais do switcher para correção da imagem.

A Ikegami convida os visitantes da IBC 2025 a conhecerem de perto a UHL-X40 e outras soluções no estande 12.A31, no centro de exposições RAI, em Amsterdã. A IBC 2025 será realizada de 12 a 15 de setembro no RAI Convention Center, em Amsterdã (HOL).

Site relacionado: https://www.ikegami.de/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados