Home Reportagens Ikegami mantém iniciativa no desenvolvimento de sistemas de broadcast ao longo de 2025

Ikegami mantém iniciativa no desenvolvimento de sistemas de broadcast ao longo de 2025

Ikegami reforça portfólio com novas câmeras, monitores e soluções para produção televisiva

Por Ricardo Batalha

A Ikegami segue registrando avanços ao longo de 2025 no desenvolvimento e na entrega de soluções coordenadas de produção televisiva que buscam maximizar qualidade, versatilidade e eficiência operacional. A empresa apresentou ao público norte-americano, durante a NAB Show em Las Vegas em abril, a câmera UHL-X40 4K UHD ultracompacta, a unidade IPX-100 para extensão IP e o monitor ULE-217-HDR de 21,5 polegadas com resolução Full HD.

A UHL-X40 é uma câmera UHD de formato box projetada para aplicações robóticas ou instalações fixas que exigem discrição sem abrir mão do desempenho. O cabeçote mede 120 x 128 x 111,9 milímetros e pesa 1,1 quilo, enquanto a unidade de controle, separada e igualmente compacta, mede 145 x 145 x 173 milímetros e pesa 2,6 quilos. A comunicação entre o cabeçote e a unidade de controle pode ocorrer por até 10 quilômetros de fibra óptica monomodo com transmissão duplex de dados de pixel RGB não comprimidos. Essa fibra ainda inclui um canal Ethernet 100BASE-T para dados externos, como comandos de pan e tilt. Com três sensores CMOS UHD de 2/3 de polegada, a UHL-X40 incorpora funcionalidades presentes na família UNICAM XE. A unidade de controle oferece downconversion simultânea do quadro UHD completo de 3840 x 2160 e um recorte nativo de 1920 x 1080 da área central. O sistema também permite inverter a imagem verticalmente para suspensões invertidas, dispensando o uso de canais do switcher para essa tarefa.

A unidade de extensão IP IPX-100 surge como alternativa ao uso de estações base ou unidades de controle tradicionais em projetos planejados desde o início com interface IP de vídeo, áudio e intercom. Com 2U de altura e metade da largura de um rack de 19 polegadas, o equipamento é compacto e leve, adequado para veículos de produção móvel, salas de REMI e instalações com limitação de espaço. Para operações temporárias, pode ser fornecido com alça de transporte. O IPX-100 tem a mesma capacidade robusta de alimentação de cabeçotes de câmera da BSX-100, fornecendo energia por cabos híbridos SMPTE a distâncias de até 3,5 quilômetros, dependendo do modelo de câmera. Um gerador de sinais de teste integrado permite configurar o sistema IP antes mesmo da conexão de uma câmera. São oferecidas três versões: IPX-100H para as câmeras HDK-X500 e UNICAM HD mais recentes, IPX-100U para modelos UNICAM XE 4K UHD e IPX-100M compatível com UNICAM HD e UNICAM XE.

Voltado ao mercado dos Estados Unidos, o monitor ULE-217-HDR é uma versão aprimorada do ULE-217, agora com brilho ampliado de 500 para 1000 nits. O equipamento é indicado para controle de estúdios, unidades móveis e pós-produção, reunindo eficiência energética e ocupação reduzida de espaço em uma tela LED Full HD de 21,5 polegadas.

A Ikegami também ampliou sua linha de produtos com o lançamento europeu da câmera UHK-X700RF sem fio e com a chegada do viewfinder OLED VFE-P711AD de 7 polegadas, apresentado na IBC 2025 em Amsterdã e na Inter BEE em Tóquio.

Desenvolvida para o mercado europeu, a UHK-X700RF é a versão portátil e sem fio da UHK-X700, oferecendo liberdade para captação de ângulos incomuns em notícias, esportes e eventos de palco. Pode ser utilizada em pedestal, tripé ou no ombro. O modelo utiliza sensores CMOS com arquitetura global shutter, garantindo imagens naturais em situações desafiadoras. O transmissor opera entre 2 e 2,7 GHz e utiliza tecnologia DVB-T com codificação HEVC 4K, além de oferecer baixa latência de 40 milissegundos, possibilitando uso integrado em ambientes multicâmera. A câmera também conta com transceptor integrado para controle remoto, tally e intercom.

O novo viewfinder VFE-P711AD é compatível com todas as câmeras UNICAM XE e UNICAM HD. Baseado no modelo LCD VFL-P700AD, o visor OLED oferece reprodução cromática aprimorada, alta luminosidade e elevado contraste, assegurando visibilidade mesmo sob luz ambiente intensa. A resposta rápida da tela melhora a experiência de operação em captações de alta taxa de quadros, em que foco e enquadramento precisos são essenciais. O viewfinder inclui entrada SDI externa para monitoramento temporário de câmeras POV ou outras fontes sem visor próprio, além de indicadores de tally frontais e traseiro. O VFE-P711AD pode se comunicar digitalmente com câmeras UNICAM XE ou por meio de cabo analógico opcional VFC-700i5 com modelos UNICAM HD.

Lançado em 2024 e agora plenamente disponível, o sistema HDK-X500 é a opção de entrada da linha UNICAM XE e pode ser configurado para estúdio, esportes ou produções externas no ombro. O modelo utiliza três sensores CMOS de 2/3 de polegada com arquitetura global shutter, permitindo a captura de imagens naturais em ambientes complexos. O equipamento oferece HDR por meio da curva HLG conforme ITU-R BT.2100 e apresenta resolução típica de 1000 linhas no centro, relação sinal-ruído de 62 dB e sensibilidade F11 em 1080i a 59,94 Hz. O HDK-X500 também suporta captação em alta taxa de quadros em 1080i a 119,88 Hz e 100 Hz.

Site relacionado: https://www.ikegami.de/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados