Home Reportagens Imagine celebra marco na IBC 2024 com o envio do 4.000º processador de rede Selenio

Imagine celebra marco na IBC 2024 com o envio do 4.000º processador de rede Selenio

SNP consolidou sua posição como peça indispensável nas arquiteturas modernas de transmissão

Por Ricardo Batalha

A Imagine Communications está comemorando um marco importante na IBC 2024, onde a empresa celebra o envio da 4.000ª unidade do seu aclamado Selenio Network Processor (SNP). Considerado o dispositivo de processamento mais flexível e prático da indústria em fluxos de trabalho IP e SDI, o SNP consolidou sua posição como peça indispensável nas arquiteturas modernas de transmissão.

“Estamos orgulhosos da tecnologia pioneira que sustenta nossa plataforma principal, mas ainda mais orgulhosos de que tantos clientes em todo o setor confiam no SNP para atender às suas necessidades operacionais e comerciais”, comentou John Mailhot, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Imagine Communications. “Quando projetamos o SNP inicialmente, ele era simplesmente o produto certo no momento certo. Graças à sua arquitetura exclusiva e flexível, ele ainda é.”

A Imagine continua a adicionar recursos inovadores ao SNP. Sendo uma aplicação totalmente definida por software e construída sobre um hardware de alta densidade, todos os novos recursos podem ser licenciados em qualquer SNP já enviado, permitindo que os usuários adicionem facilmente novas funcionalidades aos seus sistemas existentes.

Em destaque na IBC 2024 estará o novo SNP-XL, que amplia as capacidades da plataforma SNP com maior flexibilidade em SDI e uma nova função de gateway de densidade dupla. A Imagine também apresentará a nova funcionalidade SNP Master Control Lite (MCL), que adiciona branding, gráficos ao vivo e controle mestre completo para HD, UHD e HDR. Outros recursos lançados recentemente incluem suporte para JPEG XS, proporcionando conectividade de alta qualidade e baixa latência para fluxos de trabalho de produção remota e conexões entre terra e nuvem.

O SNP já foi implantado por mais de 280 clientes em aplicações que vão desde estúdios de transmissão, unidades móveis de produção e ambientes de playout até locais esportivos, controle mestre e conectividade entre instalações.

Um exemplo recente é o da Creative Technology, uma empresa global líder em soluções técnicas para eventos ao vivo e integração de sistemas, que implementou funcionalidades consistentes de gateway IP via SNP em locais estratégicos nos Estados Unidos, Reino Unido, Norte da Europa e Oriente Médio. A empresa também testou o novo SNP-XL em grandes projetos esportivos internacionais este ano, incluindo torneios globais de golfe e os Jogos de Paris.

Sam Hatcher, engenheiro de soluções IP da Creative Technology, afirmou: “O SNP é uma solução testada e comprovada que oferece uma plataforma poderosa e estável pronta para uso imediato, mas sua flexibilidade é o verdadeiro diferencial para a produção de eventos ao vivo.”

Deltatre, líder global em tecnologia OTT, digital e de dados para mídia e esportes, recentemente implantou uma das primeiras redes IP SMPTE ST 2110 para produção gráfica ao vivo com base no SNP MCL. Em um grande projeto realizado para a Lega Serie A da Itália, a Deltatre e a Imagine trabalharam em um cronograma acelerado para preparar o novo sistema para o início da temporada 2024-25 em 17 de agosto, movendo-se da fase de acordo até a produção em apenas 42 dias.

Fora do mercado tradicional de transmissão, a Lakepointe Church, no Texas, implementou um dos maiores sistemas ST 2110 em uma casa de culto até hoje, baseado no SNP. A implementação na Lakepointe demonstra a flexibilidade única da plataforma, com 12 SNPs atuando como gateways IP, cinco configurados com a função SNP-MV para multivisualização de produção de baixa latência, e dois configurados como meio gateway IP e meio multivisualizador.

Mailhot continuou: “Acho que o excepcional impulso do SNP tem sido impulsionado pelo fato de que ele personifica a evolução da infraestrutura de transmissão. A plataforma representa a transição de hardware específico para tarefas, uma função por placa, com atualizações manuais, para hardware comum, recursos implantados por software e atualizações reconfiguráveis por licença. Com cada novo lançamento, o SNP continua a pavimentar o caminho para o futuro da infraestrutura de transmissão.”

As empresas de mídia que participarem da IBC 2024 (de 13 a 16 de setembro, RAI Amsterdã) podem visitar o estande da Imagine (1.B73) para uma demonstração prática do SNP e de todos os avanços mais recentes no portfólio comprovado da empresa, que permite às empresas de mídia escolher um caminho e um ritmo para a migração para IP que estejam alinhados com suas necessidades comerciais específicas.

Site relacionado: https://www.imaginecommunications.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados