O grupo Indra firmou um acordo com a Redeia Corporación para adquirir 89,68% do capital social da operadora espanhola de satélites Hispasat. A transação foi avaliada em 725 milhões de euros. Para viabilizar a operação, o grupo Indra contratou um financiamento no valor de 700 milhões de euros, enquanto o restante será coberto com recursos disponíveis em caixa.
Após o anúncio da transação, a Redeia informou que investiu 933 milhões de euros na compra da Hispasat em 2019. Com a venda de sua participação, a empresa terá recebido um total de 821 milhões de euros, incluindo o valor acordado com a Indra e os 96 milhões de euros em dividendos recebidos da Hispasat entre 2019 e 2025. O movimento resultará em uma perda líquida em caixa de 112 milhões de euros para a Redeia.
A operação ainda está sujeita ao cumprimento de condições suspensivas, principalmente de caráter regulatório, tanto na Espanha quanto em outras jurisdições. Além disso, necessita da aprovação pela Assembleia Geral de Acionistas da Indra e da implementação de acordos necessários para que a empresa consolide contabilmente a Hisdesat, operadora de serviços governamentais por satélite nas áreas de defesa, segurança, inteligência e relações exteriores.
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube