A Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (mdw) e a Lawo colaboraram para instalar uma mesa de produção de áudio Lawo mc²56 MkIII com o A__UHD Core no “Tonregie 1” da mdw, que agora está sendo usado tanto para treinar estudantes quanto para produções diárias. O novo equipamento AoIP também inclui um Lawo Power Core, bem como um A__stage64 como uma caixa de palco para a agregação de sinais de áudio em todo o campus.
A nova infraestrutura da Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (mdw) utiliza uma rede RAVENNA, que pode integrar formatos como MADI ou AES/EBU. Dispositivos DANTE dentro da rede podem ser suportados por meio de um cartão de expansão no Lawo Power Core. A instalação permite a produção de uma ampla variedade de gêneros, tudo apoiado pela integração de um servidor WAVES.
“Nossos requisitos para produções internas de alta qualidade e treinamento de engenheiros de som facilmente explicam por que escolhemos o Lawo mc²56”, afirma Pit Kaufmann, membro da equipe do projeto da mdw e chefe de implementação. “Um foco é no programa de graduação de Tonmeister. Durante o programa de bacharelado/mestrado de seis anos, os graduados devem encontrar tecnologias de mercado típicas e aprender a trabalhar com vários sistemas em diferentes cenários. O conceito aberto das mesas de mixagem da Lawo permite que diferentes aplicativos e fluxos de trabalho sejam definidos, ensinados e produzidos de acordo com os requisitos do curso. As predefinições facilitam a simulação de diferentes situações realistas – desde a produção de pequenos conjuntos, orquestras, performances de drama e óperas. Graças à interface e configurações claramente estruturadas, até mesmo usuários inexperientes podem usar a mesa de mixagem para realizar suas primeiras produções rapidamente e sem explicações detalhadas.”
Kaufmann destaca outra vantagem: “Com a mesa de mixagem mc²56, é possível dividir a mesa de mixagem para que duas pessoas possam trabalhar nela independentemente uma da outra. Para uma produção de ópera, podemos ter uma pessoa mixando a orquestra e outra pessoa mixando os solistas. No futuro, queremos usar a mesa da Lawo para expandir a produção e transmissão de formatos multicanais”, diz Kaufmann.
O estúdio “Tonregie1” é um dos maiores da universidade e, junto com vários outros localizados no novo “Future Art Lab” da mdw, está disponível para treinamento no programa Tonmeister. “Há muita instrução aqui com diferentes focos, tanto em grupo quanto individualmente”, explica Kaufmann. “Nas aulas em grupo, tópicos como produções de estúdio e gerenciamento de gravação serão abordados, com um engenheiro de som sentado ao vivo na mesa de mixagem para mixar a música. Nos cursos de ‘prática de estúdio’, os alunos podem ser ensinados na mesa da Lawo. Isso não se trata apenas de operação e funcionalidade, mas também de detalhes técnicos e demonstração de diferentes abordagens de mixagem.”
“Tonregie 1” também é usado para outras áreas da oferta de cursos da mdw, como para as produções de estúdio regulares que são obrigatórias para programas de mestrado ou diploma e que são realizadas inteiramente internamente.
Outro recurso especial: em cooperação com outras universidades, o ensino remoto bidirecional e a realização remota de música conjunta são oferecidos. A transmissão de baixíssima latência inerente ao RAVENNA permite que instrumentistas toquem juntos em locais diferentes, com uma mixagem sendo criada na mesa de mixagem da Lawo. Faixas individuais transmitidas ao vivo de outros locais também são processadas através da mesa para que os alunos de música possam tocar junto ou serem ensinados remotamente ao vivo.
“Efeitos podem ser integrados via servidor WAVES e salvos automaticamente como snapshots – com todas as configurações preservadas. Agora podemos reproduzir facilmente o gênero pop e rock, bem como jazz, com baixa latência, porque simplesmente temos acesso a todos esses efeitos que vão além do DSP da mesa da Lawo.” Além disso, a mixagem e a pós-produção de streams de vídeo de música ao vivo para a biblioteca de mídia sob demanda da mdw são produzidas em “Tonregie 1”.
“Com esta integração, praticamente tudo foi feito remotamente”, diz Kaufmann, comentando sobre o curso do projeto. “Tudo o que tivemos que fazer foi parafusar dois racks de 19 polegadas, configurar a mesa e conectá-la à rede – pronto! Também a configuração do sistema após a instalação foi feita remotamente. “Se alguém precisar de suporte na operação da mesa de mixagem Lawo ou se um problema precisar ser resolvido, podemos usar a rede via Lawo HOME para acessar o computador do estúdio e a mesa de mixagem de qualquer lugar e fornecer suporte por meio do software de visualização.”
A equipe de som da mdw recentemente teve sua primeira experiência com grandes produções durante uma apresentação de ópera no Schlosstheater de Viena, onde uma sala de controle de vídeo estava disponível, mas nenhuma sala de controle de som. “Montamos um Lawo A__stage64 e os sinais foram transmitidos por cinco quilômetros até o campus da mdw, onde o mixador e o gerente de gravação sentaram-se em nosso Lawo mc²56. A mixagem final foi então enviada de volta ao Schlosstheater e combinada com o vídeo para ser transmitida como um stream ao vivo. Uma produção como essa só é possível com AoIP. Embora esta produção ainda tenha sido realizada em estéreo, o plano é produzir áudio binaural ou 3D no futuro, o que é particularmente emocionante para streaming. Estou ansioso para o nosso futuro com AoIP com a Lawo”, conclui Kaufmann.
mdw
Com uma história que remonta a 1817, a Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena (mdw) é uma das maiores universidades de música do mundo. Com mais de nove locais espalhados por Viena, a mdw também oferece cursos para vários instrumentos, regência, educação musical, artes cênicas e engenharia de áudio.
Site relacionado: https://lawo.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube