Infront usou infraestrutura de transmissão de IP Lawo com V__matrix, multivisão IP definida por software da Lawo, plataforma de processamento e roteamento e a multiscreen IP distribuída V__matrix vm_dmv
No Alpine Ski Championships FIS 2021, realizado de 8 a 21 de fevereiro em Cortina d’Ampezzo (ITA), a Infront Productions, parceira de transmissão da FIS, contou com a infraestrutura de transmissão IP da Lawo. Entre as soluções, estavam V__matrix, a plataforma de roteamento IP, processamento e software multivisão definido, e o multiviewer IP distribuído V__matrix vm_dmv como pilares principais para operações IBC / MCR e distribuição de alimentação.
Para controle geral de transmissão, a Infront Productions implantou o Virtual Studio Manager (VSM) da Lawo como um fluxo de trabalho de IP e solução de controle de transmissão. Este sistema V_Matrix é idêntico ao implantado pela Infront Productions para o 2021 FIS Nordic World Ski Championships em Oberstdorf (ALE), ocorrido de 23 de fevereiro a 7 de março, e compreendeu 24 competições.
Cada uma das configurações V__matrix de Lawo usadas para os dois campeonatos compreende 41 conjuntos de processamento C100 usados para streaming, mais sete C100s configurados com funcionalidade multiscreen vm_dmv. O sistema de controle de estúdio VSM não apenas fornece gerenciamento de roteamento fácil, mas com sua configuração, ele permite total flexibilidade e modularidade, portanto, não há necessidade de reconfigurar para cada evento.
Filip Vojsovic, engenheiro de sistemas da Lawo, comenta que “os operadores podem criar seus próprios perfis individuais no painel de software que podem ser usados em todos os painéis de software disponíveis no sistema. Assim, as atribuições de sinal em qualquer uma das posições do painel podem ser adaptadas às melhores necessidades dos usuários, com todos os perfis salvos e recuperados com o toque de um botão. Ao contrário das visualizações do operador, a configuração de gerenciamento do administrador abre muitas seções diferentes que permitem uma configuração técnica mais detalhada.”
Essa configuração de painel otimizado para fluxo de trabalho é o resultado de uma longa colaboração entre a Infront e a Lawo.
V__matrix e PVSM
Vale ressaltar que o V__matrix foi projetado para fornecer uma infraestrutura para produção totalmente virtualizada em tempo real para falha de tempo. Blades genéricos de alta capacidade de processamento FPGA com base nos módulos virtuais (aplicativos) são cobrados para criar a funcionalidade necessária. Vários núcleos se conectam por meio de interfaces redundantes 40GE (ou 4x 10GE) Ethernet a uma rede IP para formar um processamento IP distribuído e matriz de roteamento que fornece comutação de quadros limpa e precisa, assim como uma matriz de banda base legada.
Por sua vez, o PVSM (Virtual Studio Manager) encontra-se perfeitamente integrado com a maioria dos equipamentos de broadcast mais populares do mercado. Isso inclui matrizes, mixers (áudio e vídeo), multitelas, interfones, equipamentos modulares e muitos outros dispositivos especiais de terceiros. Ao falar sobre protocolos nativos sempre que possível, equipamentos de diferentes fabricantes podem se “unir” perfeitamente, oferecendo possibilidades incomparáveis de recuperação e controle lógico em todo o sistema.
Com um backbone TCP / IP moderno, o VSM usa hardware de computação padrão, mas melhora a confiabilidade e a redundância com conceitos sofisticados de redundância de software. VSM também oferece interfaces para conectar dispositivos controlados serialmente, permitindo que você decida sobre a melhor tecnologia de hardware, independentemente do formato da interface de controle físico.