A Dielectric apresenta outra inovação da indústria com o lançamento de combinadores manifold reconfiguráveis para instalações de RF de várias estações. A Dielectric estará no estande W3601 no West Hall do Las Vegas Convention Center durante a NAB Show 2023, que ocorre de 16 a 19 de abril.
Adaptável para rádio FM e televisão UHF, o lançamento da Dielectric introduz a capacidade de expansão do sistema para designs múltiplos que há muito tempo só eram expansíveis adicionando unidades de filtro de impedância constante (CIF). Isso oferece uma opção atraente para locais que instalam novas antenas de transmissão principais que podem adicionar rapidamente novos inquilinos no futuro, sem as restrições de espaço e trabalho de montagem que a expansão baseada em CIF exige.
Os combinadores manifold reconfiguráveis da Dielectric são essencialmente unidades fixas modulares construídas de acordo com as especificações. Por exemplo, um proprietário de site com cinco transmissores hoje e uma meta de sete locatários no total pode especificar um combinador múltiplo com sete portas. O dielétrico constrói o sistema inicial com cinco filtros e protege os dois slots abertos com portas em curto, ou “shorts”. Os curtos são removidos como filtros para novos inquilinos, que o Dielectric também pode construir com antecedência, são adicionados ao combinador do manifold.
“Primeiro, fornecemos uma análise do mercado que confirma quantas estações em potencial no mercado podem se juntar logicamente ao sistema de antena principal”, disse Keith Pelletier, presidente da Dielectric. “Podemos descobrir que esse número é de 10 emissoras. O proprietário do site, em última análise, decide quantas emissoras deseja acomodar imediatamente e quantas deseja adicionar no futuro. Usando nossas ferramentas de software de simulação de alta frequência (HFSS), podemos calcular como cada frequência possível afetará as splines de saída do combinador. Novos inquilinos são adicionados de forma rápida e fácil simplesmente removendo uma porta em curto, conectando um novo filtro e trocando alguma linha de transmissão”.
A magia do design reconfigurável do sistema brilha ainda mais se uma nova emissora solicitar a entrada no sistema depois que as portas abertas originais forem preenchidas. “O trabalho que colocamos em nossa análise de mercado original é responsável por todas as combinações de frequência em potencial”, afirmou Pelletier. “Desde que o local possa acomodar fisicamente mais inquilinos, podemos adicionar novas unidades modulares com portas ao nosso combinador múltiplo”, acrescentou.
A probabilidade de ter espaço extra no local aumenta quando se usa um combinador manifold, pois eles ocupam um espaço consideravelmente menor do que as alternativas, incluindo os sistemas CIF. “Uma unidade CIF típica tem dois filtros e híbridos de entrada/saída para cada estação”, observou Pelletier. “Um combinador manifold requer apenas um filtro para cada canal mais um spline de saída. A contagem de peças e a pegada são substancialmente mais leves”.
Os combinadores manifold também são reverenciados por suas especificações elétricas consistentes em todas as estações do sistema, com perdas semelhantes e características elétricas em toda a cadeia. Isso significa que as estações mais distantes da antena na cadeia do combinador não serão afetadas por atrasos de grupo mais altos ou perda de sinal que podem degradar a qualidade do sinal.
“A Dielectric fabrica combinadores de manifold há 20 anos”, comentou Pelletier, “Nossos clientes de combinadores de manifold relatam consistentemente as mesmas características elétricas e desempenho em todas as estações vizinhas no sistema. Agora desenvolvemos essa tecnologia testada e comprovada para nossos clientes que desejam flexibilidade para crescimento futuro junto com uma pegada menor e desempenho consistente”.
Site relacionado: https://www.dielectric.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube