O novo padrão internacional de codificação de imagens pode ter grande impacto em telas de 8K, smartphones, veículos autônomos, AR/VR, Internet das Coisas e aplicações 5G
A Intopix, fornecedora especializada de tecnologias de processamento de imagens para aplicativos de mídia profissional, introduziu o novo padrão JPEG XS com uma demonstração preliminar dos núcleos IP TICO-XS FPGA e ASIC, bem como dos SDKs de CPU e GPU. Entre as aplicações promissoras do TICO-XS, já mostradas na CES 2019, estão carros autônomos, equipamentos VR/AR, telas, telefones inteligentes ou qualquer outro dispositivo necessário para transmitir, gerenciar ou armazenar dados de vídeo.
Desenvolvido pela equipe de P&D da inPIX e baseado em seu codec TICO RDDD35, o JPEG XS já está gerando grande interesse em diversos setores como visão industrial, broadcast e AV profissional. No futuro, o TICO-XS será um elemento crucial para o desenvolvimento tecnológico de qualquer dispositivo relacionado ao vídeo, já que fornece a solução para uma infinidade de problemas enfrentados pelos fabricantes de produtos eletrônicos de consumo.
Com o JPEG XS, o Intopix promete que o vídeo de alta resolução pode ser transportado através da largura de banda existente, sem perda de qualidade e latência imperceptível. O uso do JPEG XS para transportar vídeo no dispositivo reduziria os links internos e a memória. Junto com sua complexidade baixa e baixo uso de memória, os implementadores podem reduzir significativamente o consumo de energia de qualquer dispositivo eletrônico.
Sendo uma tecnologia de compressão baseada em linhas, o JPEG XS induz apenas alguns microssegundos de latência – imperceptível ao olho humano. Depois de passar por rigorosos procedimentos de teste pelo comitê JPEG de ISO, o codec fornece uma qualidade completamente transparente em taxas de compactação de apenas 3bpp (8:1) para gráficos, texto, filmes, conteúdo de jogos e até 1,5bpp ~ 16: 1, tipicamente para televisão e conteúdo natural.
O processamento de fluxos de dados de vídeo com JPEG XS gera a economia de largura de banda necessária para mover mais pixels pela transmissão a cabo ou sem fio (Wi-Fi, WiGig, 5G), mas também reduz a necessidade de muitos links internos em um dispositivo.