Home Reportagens ITV Content Services restaura acervo de clássicos com Cintel Scanner G3 HDR+

ITV Content Services restaura acervo de clássicos com Cintel Scanner G3 HDR+

Content Services atende a uma variedade de clientes, desde departamentos internos até empresas e clientes externos não relacionados diretamente aos projetos da ITV

Por Ricardo Batalha

A Blackmagic Design anunciou que o ITV Content Services está utilizando o Cintel Scanner G3 HDR+ e o DaVinci Resolve Studio para escanear, digitalizar e restaurar filmes de 8 mm, 16 mm e 35 mm em Ultra HD. Situado em Leeds e parte da ITV Content Library, que conta com cerca de 1,2 milhão de ativos físicos, o Content Services atende a uma variedade de clientes, desde departamentos internos até empresas e clientes externos não relacionados diretamente aos projetos da ITV.

“Nossos clientes incluem departamentos internos, empresas que licenciam o conteúdo da ITV e clientes externos em projetos independentes”, explica Josh Clark, supervisor de processamento de conteúdo do ITV Content Services.

A equipe de Clark colabora de perto com a equipe de digitalização, que é responsável pela digitalização de filmes, fitas e transferências. “Nós restauramos, finalizamos e masterizamos novas transferências para criar uma nova versão de um clássico”, explica.

“O Cintel Scanner chegou há pouco mais de um ano. Enquanto outros escâneres exigiam manutenção ou reparos frequentes, o Cintel tem sido extremamente confiável desde que o adquirimos”, observa Clark. “Embora inicialmente nossa intenção fosse preencher uma lacuna em nossa digitalização, ele agora se tornou nossa solução principal para a maioria dos projetos.”

“O Cintel oferece uma digitalização estável, capturando detalhes ricos em cores com 12 bits e overscans em 4K e proporcionando ampla resolução para restauração e masterização em UHD. A estabilização automatizada também é uma grande vantagem”, comenta Clark.

“A estabilização (Image Mill) rastreia as perfurações do filme para simplificar o processo de restauração”, revela o especialista em restauração de filmes Silas Dominey. “Se as perfurações estiverem danificadas, podemos desativar a estabilização, o que nos permite avaliar a situação rolo por rolo. Tudo se resume a usar o processo de estabilização mais eficaz com base na condição do próprio filme.”

“Também ficamos impressionados com o sistema sem roletes”, diz Dominey. “Como o Cintel opera por tensão, podemos confiar que ele não danificará nenhum dos materiais que processamos.”

Recentemente, a equipe completou a remasterização em HD do clássico de comédia “Manda Ver, Henry” (1971) para a plataforma digital ITVX. O melhor material disponível para a equipe foi um interpositivo de 35 mm, uma cópia de segunda geração que geralmente é a melhor opção quando os negativos originais da câmera não estão disponíveis.

Após a digitalização inicial, Dominey assumiu a restauração do filme. Enquanto isso, o colorista Sam Gilboy foi responsável pela correção de cores utilizando o DaVinci Resolve Studio com o DaVinci Resolve Mini Panel.

A tonalidade azul nas sombras do filme foi um desafio particular, o que é comum em filmes antigos. Utilizando as ferramentas de correção HDR do DaVinci Resolve, o ITV Content Services isolou e corrigiu essas variações de cores sem comprometer o restante das imagens.

“Quando o filme se degrada, a cor não necessariamente desbota de maneira uniforme por toda a faixa dinâmica. “As sombras podem desviar de forma mais agressiva em uma direção do que os realces”, diz Dominey. “Portanto, mesmo que essas ferramentas sejam projetadas para entregas em HDR, nós as utilizamos para corrigir digitalizações de filmes.”

A restauração de “Manda Ver, Henry” durou dois meses, resultando na entrega em HD para a ITVX, uma versão ProRes Ultra HD para arquivamento e um máster sequencial DPX em 4K.

Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados