Home Reportagens Japan Jam 2023 recorre ao software de otimização DISPLAY da Martin Audio

Japan Jam 2023 recorre ao software de otimização DISPLAY da Martin Audio

Japan Jam 2023 precisou adotar uma abordagem nada convencional e utilizou o sistema MLA da Martin Audio, fornecido pela MSI Japan

Por Ricardo Batalha

O Japan Jam 2023, que ocorre durante os feriados da Golden Week do Japão, traz bandas de rock alternativas, indie, metal e outros estilos de rock, que se apresentam no Chiba City Soga Sports Park, local cercado por áreas residenciais e comerciais densamente povoadas. Com o fim das restrições da COVID e a necessidade de retomar um nível de SPL (Sound Pressure Level – Nível de Pressão Sonora) mais alto, foi preciso um rigoroso controle de ruído para evitar que o som escapasse para os bairros adjacentes. Para enfrentar esse desafio, o Japan Jam 2023 precisou adotar uma abordagem nada convencional.

Os promotores, a revista de música Rockin’On, são responsáveis por este evento e pelo popular festival Rock in Japan. Cientes da solução bem-sucedida usada no Rock In Japan do ano passado, eles novamente recorreram ao sistema MLA da Martin Audio, fornecido pela MSI Japan.

Com 10 anos de experiência trabalhando com o MLA, a configuração do PA foi cuidadosamente projetada pela equipe de engenharia da MSI Japan. Cada um dos dois palcos principais contava com oito caixas acústicas MLA suspensas. Além disso, sete torres de delay MLA foram instaladas em quatro locais diferentes, totalizando oito posições. Normalmente, as torres de delay são instaladas em ambos os lados da área do público, mas desta vez foram colocadas apenas em um lado, permitindo minimizar o vazamento de som fora do campo sonoro principal.

O presidente da MSI Japan, Shuzo Fujii, foi responsável pelo sistema do Japan Jam. “Tivemos que controlar o escape do som fora do local em um nível sem precedentes, mas com o software de otimização DISPLAY da Martin Audio, os resultados foram fáceis de obter”, confirmou. “Dentro da área do público, a experiência sonora foi completamente diferente do lado de fora do perímetro. Foi incrível o quanto de pressão sonora e qualidade foi fornecido para evitar que vazasse. Senti que este festival ao ar livre foi um momento que mais uma vez comprovou o alto nível de controle do MLA.”

Este ano, o MLA desempenhou um papel ativo em três palcos: Sky Stage, Sunset Stage e Buzz Stage, embora o Sunset Stage tenha sido cancelado no último dia devido a ventos fortes devido ao mau tempo.

Site relacionado: https://www.martin-audio.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados