A Blackmagic Design revelou que “Jogos Mortais X”, famoso filme de terror da Lionsgate e Twisted Pictures, foi colorizado por Kevin Camilleri, da Urban Post Production em Toronto, utilizando o software DaVinci Resolve Studio para edição, tratamento de cores, efeitos visuais (VFX) e pós de som. O diretor de fotografia Nick Matthews também utilizou uma Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K para cenas seletas no décimo e mais recente capítulo da aclamada franquia de terror. O longa, atualmente em cartaz, ultrapassou a marca dos US$ 100 milhões em bilheteria global.
No mais recente filme da franquia bilionária, John Kramer (Tobin Bell) está de volta. A história mais arrepiante de “Jogos Mortais” até agora explora o capítulo não contado do jogo mais pessoal de Jigsaw. Ambientado entre os eventos de “Jogos Mortais” e “Jogos Mortais II”, um Kramer doente e desesperado viaja ao México para um procedimento médico arriscado e experimental, na esperança de uma cura milagrosa para seu câncer. No entanto, ele descobre que toda a operação é uma farsa para ludibriar os mais vulneráveis. Motivado por um propósito recém-descoberto, Kramer retorna ao trabalho, revertendo a situação contra os trapaceiros de maneira visceral por meio de uma série de armadilhas engenhosas e assustadoras. O filme é dirigido por Kevin Greutert, roteirizado por Pete Goldfinger e Josh Stolberg, e produzido por Oren Koules e Mark Burg.
Durante a produção, Matthews utilizou a Pocket Cinema Camera 6K para captar cenas seletas das armadilhas aterrorizantes e registrar ângulos adicionais de cenas de ação. “A Pocket Cinema Camera 6K desempenhou um papel fundamental na captação de algumas das imagens mais marcantes do filme, sendo essencial em vários dos jogos sádicos idealizados por Jigsaw. Ela foi instalada como uma SnorriCam em John Kramer na cena de afogamento simulado, na qual a Pocket Cinema Camera 6K foi posicionada em uma cascata de sangue. Também a utilizei para registrar vários planos das cenas clássicas com oscilação de taxa de quadro, especialmente na cena da cirurgia cerebral e na cena da medula óssea. Isso envolveu a gravação a 6 quadros por segundo e 270 graus de obturador, ao mesmo tempo em que eu brincava de desencaixar e encaixar a lente para criar vazamentos de luz semelhantes aos desenrolamentos de filmes”, explicou Matthews.
Na pós, Camilleri enfrentou um desafio único, pois precisava obter uma aparência coesa com o estilo dos dois filmes originais, rodados quase duas décadas atrás. “Este filme foi interessante porque tinha um visual muito diferente de ‘Jogos Mortais’ e ‘Jogos Mortais II’, que precisávamos igualar. Tivemos que voltar no tempo quase 20 anos e analisar os looks dos dois primeiros filmes e como foram feitos”, explicou. “Obviamente, naquela época filmavam em película, então os filmes tinham uma estrutura de granulação muito singular. Queríamos emular um pouco desse visual para que ‘Jogos Mortais X’ se integrasse à narrativa da franquia Jogos Mortais preexistente. Usamos muito as ferramentas de granulação de filme do DaVinci Resolve para alcançar esse efeito. Esse conjunto de ferramentas robusto nos permitiu ajustar a textura e o tamanho do grão, controlando se impactava a luminância ou a crominância.”
“Graças às ferramentas, pudemos ser bem específicos e ir além de uma aparência de película genérica, o que ajudou a conferir mais dimensão e profundidade ao projeto”, continuou Camilleri. “Às vezes, nesse universo digital, perdemos algumas nuances que a película nos proporcionava, como determinados padrões, o ruído e a granulação que a tornavam especial. Poder reintroduzir isso e fazer com que parecesse natural foi incrível, e realmente ajudou a fazer com que ‘Jogos Mortais X’ se encaixasse na franquia”, continuou Camilleri.
Utilizando o DaVinci Resolve Studio e um DaVinci Resolve Mini Panel, Camilleri também ajudou a rejuvenescer alguns dos personagens do filme original que deveriam parecer atemporais. “Não queríamos realizar um processo digital elaborado de rejuvenescimento, apenas fazer algumas modificações sutis para ajudar a preencher a lacuna de quase vinte anos entre os filmes”, explicou Camilleri. “Usando alguns ajustes simples no DaVinci, controlei a nitidez nos tons médios para dar mais suavidade natural aos tons de pele.”
Além da gradação de cores, a Urban Post Production utilizou o DaVinci Resolve Studio para a edição online. Camilleri destacou que a abordagem intuitiva de ponta a ponta do software na pós-produção facilitou a inserção das sequências VFX do filme, manteve as linhas de tempo organizadas e lidou com as renderizações e saídas finais para as versões P3 teatrais, HDR e Rec.709. Com menos de duas semanas para finalizar as cores do projeto, a facilidade de uso do software foi fundamental.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube
1 comentário
[…] , 2023-12-01 01:44:29 ou clique aqui, para ler na íntegra. O material RSS “Jogos Mortais X da Lionsgate e Twisted Pictures colorizado com DaVinci […]
Comentários fechados.