Gravado em múltiplas URSA Mini 4.6K G2s montadas em braços robóticos, o filme foi colorizado no DaVinci Resolve Studio
A Blackmagic Design anunciou que o fotógrafo e diretor de fotografia Kazunali Tajima captou a coleção primavera-verão 2022 da marca de moda Kolor com câmeras digitais cinematográficas URSA Mini Pro 4.6K G2. Gravado em múltiplas URSA Mini 4.6K G2s montadas em braços robóticos, o filme foi colorizado no DaVinci Resolve Studio e exibido online na Semana de Moda de Paris em julho.
Kazunali Tajima está há muito tempo na vanguarda do mundo da moda, fotografia de publicidade, comerciais de TV e videoclipes. Recentemente, ele rodou um filme para a coleção da marca de moda Kolor, com direção de Yusuke Tanaka e música composta por Ichiro Yamaguchi, integrante da popular banda Sakanaction. Uma peça visualmente única e difícil de filmar, o filme mostra os modelos caminhando em uma esteira em meio a braços robóticos e foi produzido para a Semana de Moda de Paris deste ano, que aconteceu online devido à quarentena.
Três URSA Mini Pro 4.6K G2s estavam acopladas aos braços robóticos para filmar os modelos caminhando em uma esteira, enquanto Tajima filmava a configuração de longe, com outra URSA Mini Pro 4.6K G2. Através da combinação de todos os elementos em cada cena, Tajima buscava causar mais impacto no público.
Tajima explicou o uso dos braços robóticos: “O diretor decidiu utilizar os braços robóticos para chegar mais perto dos modelos para exibir os detalhes das roupas. Ao acoplar as câmeras aos braços robóticos, podíamos nos movimentar de uma forma que seria impossível com uma Steadicam ou dolly. A maneira como os braços robóticos estavam se movimentando e filmando também era bacana, então decidimos usar a imagem dos próprios braços robóticos por razões criativas. Por isso, o plano aberto incluindo os braços robóticos é muito usado no filme. Filmei o plano geral com a URSA Mini Pro 4.6K G2 em uma dolly com um trilho circular”.
Tajima usou duas URSA Mini Pro 4.6K G2s com lentes zoom Angenieux Optimo 12x para os planos gerais, uma câmera era fixa e a outra estava em uma dolly, com lentes Arri Macro de 40 mm para todos os braços robóticos. “Ao usar lentes mais antigas e sofisticadas, evitei que as imagens ficassem parecendo muito com vídeo”.
“De certa forma, queríamos recriar uma passarela, mas daria muito trabalho fazer o robô seguir um modelo andando. Sabia que deveríamos deixar os modelos andarem para mostrar os detalhes das roupas, então surgiu a ideia de usar uma esteira. Para manter o público engajado até o final do filme, o movimento dos braços robóticos foi programado de duas maneiras diferentes, e eu movimentava minha câmera na dolly”, continuou.
Tajima já tinha utilizado câmeras Blackmagic no passado para filmar videoclipes e curtas-metragens. “Optamos pela URSA Mini Pro 4.6K G2 porque ela é uma câmera acessível, que oferece boa qualidade e pode gravar em RAW”.
“Neste filme, tínhamos um fundo preto no cenário com iluminação suave sobre os modelos contra o segundo plano. Então era importante ter latitude para conseguir preservar os detalhes nas sombras e realces. Obviamente, ajustamos a iluminação para que pudéssemos preservá-los, mas o resultado final não seria o desejado se a câmera não tivesse um intervalo tonal bom.”
O filme foi editado pelo diretor e colorizado por Tajima no DaVinci Resolve Studio. “Há cinco anos que eu uso o DaVinci Resolve. Como o objetivo era mostrar os detalhes das roupas, eu não fiz ajustes de cores extremos. Adicionei contraste e tons de azul nas sombras e reduzi um pouco os realces. Eu fiz um tratamento muito suave, então terminei muito rápido”.
“O propósito do filme de coleção é mostrar aos compradores, mídia e às pessoas que comprarão as roupas, o tipo de roupa, e também compartilhar a aura da coleção, como alternativa para substituir uma passarela verdadeira. De fato, conseguimos mostrar os detalhes finos e texturas da roupa neste filme, por isso espero que consigam ver isso”.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/