Home Reportagens KeuleSound constrói unidade móvel voltada para o som imersivo com Genelec

KeuleSound constrói unidade móvel voltada para o som imersivo com Genelec

KeuleSound apresenta uma nova unidade móvel como sendo a “primeira” da Alemanha projetada especificamente para gravações em Dolby Atmos

Por Ricardo Batalha

A KeuleSound lançou sua mais recente unidade móvel, o “primeiro” veículo da Alemanha projetado especificamente para gravações em Dolby Atmos, equipado com vários monitores Genelec. A equipe da KeuleSound decidiu construir seu novo veículo em torno de um sistema 7.1.4 Genelec Smart Active Monitoring. Para isso, contou com a ajuda do colega autônomo Joachim Meyer para o cabeamento da furgoneta e de Tino Hohndorf, do Studio Null 5, para a calibração.

A configuração da unidade móvel inclui três monitores 8341A para as posições LCR, oito monitores 8330A para os canais surround e overhead, um subwoofer 7360A e a interface 9301B para a gestão de graves. Martin Staffe, responsável pela Keule Sound, disse: “Com a Genelec, pude obter uma solução de sistema completa que gerenciasse todos os aspectos da adaptação da sala. Tenho a opção de mudar a posição de escuta. Posso estabelecer um ponto ideal para a mesa de mixagem e, em seguida, movê-lo para um lugar diferente para o tonmeister (engenheiro de som supervisor) sentado atrás de mim”.

O tamanho compacto, a saída SPL e a resposta de frequência cristalina fizeram com que os monitores Genelec “se encaixassem perfeitamente”. Com o software de calibração GLM, Staffe personalizou as posições de escuta para otimizar os fluxos de trabalho: “Quando estou sozinho na furgoneta, utilizo o ajuste GLM otimizado para minha posição de mixagem. Quando o engenheiro de som supervisor chega, mudamos para a posição dele. Assim, eles têm uma visão completa porque ouvem exatamente o que eu ouço”.

“Agora gravo todos os concertos em Atmos e mostro às pessoas como isso transforma sua experiência auditiva. É como estar sentado na sala com o público. Você pode ter certeza de que as pessoas sentem todo o impacto emocional da música”, explica o responsável pela KeuleSound.

Após usar outra marca de monitores por anos, Staffe conheceu a Genelec e o Atmos através de Markus ‘Hossi’ Hossack, da Berlin Stereo: “Hossi me mostrou o potencial do Atmos e da Genelec. Ele também me disse que não havia nenhuma furgoneta OB na Alemanha que pudesse gravar música em Atmos. Eu sabia que havia oportunidades incríveis em locais onde as pessoas querem gravar, mas não têm um estúdio dedicado. Com plataformas como a Apple Music adotando o áudio imersivo, havia uma lacuna no mercado para uma unidade móvel de produção Atmos”.

A primeira reprodução, em suas próprias palavras, foi “um momento inesquecível”: “Quando ouvi o sistema pela primeira vez, foi uma sensação incrível. Você se senta lá, experimenta pela primeira vez, e o som simplesmente te abraça. Você precisa chorar porque soa fantástico. Levei meu pai para ouvir Atmos no caminhão. Ele estava muito orgulhoso. Ele não vê tão bem, mas ainda pode sentir como o som o envolve”.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados