O centro de treinamento KPEDU, localizado em Kokkola (FIN) investiu em uma infraestrutura de estúdio virtual implementada em um projeto pronto para uso pela Broadcast Solutions Nordic, subsidiária do Broadcast Solutions Group. O principal objetivo desta instalação é fornecer aos alunos a mais recente tecnologia de produção e transformá-los nos próximos profissionais de comunicação. Em maior escala, o estúdio virtual já faz parte de um programa de desenvolvimento para impulsionar a comunidade e a economia local.
Por isso, a Broadcast Solutions Nordic projetou e entregou um conjunto virtual de 50 metros quadrados, coberto por quatro câmeras PTZ montadas em sistemas robóticos Technopoint. A produção virtual é executada no sistema de composição em tempo real Reality Engine da Zero Density, aproveitando as estações de trabalho Reality Engine Ampere.
“Nos projetos você tem que ser inovador. E eu realmente sinto que estamos na vanguarda agora, usando o estúdio virtual e a tecnologia Zero Density. Nossos alunos e toda a região se beneficiarão profundamente com essa tecnologia de ponta”, comentou Kari Kaasinen, gerente de projetos da KPEDU.
Parte deste projeto financiado pela UE tem como objetivo usar o conjunto virtual para apresentações de produtos e workshops de empresas próximas para apoiar a comunidade empresarial local. O intuito do estúdio virtual é a simplicidade e facilidade de uso, pois o objetivo do KPEDU é ensinar aos alunos o conhecimento das mais recentes tecnologias de transmissão e mídia, para que possam iniciar uma carreira no negócio de mídia. Toda a montagem se concentra no lado da realidade, no lado virtual da produção, e visa tornar as produções virtuais simples e fáceis de entender, não apenas para ensinar a equipe, mas para inovar e liderar o desenvolvimento.
As PTZs motorizadas selecionadas são as Panasonic UE 150. Três câmeras PZT são montadas em colunas Technopoint Totem, uma das quais opera em um trilho de piso de 10 metros, adicionando ainda mais flexibilidade à configuração. Uma câmera PTZ é estática, mas também é controlada pelo mesmo sistema de controle centralizado Technopoint.
O fluxo de trabalho
O coração da instalação são duas estações de trabalho Ampere com o Reality Engine, da Zero Density, que fazem todo o processamento. Cada estação lida com o fluxo de trabalho completo de renderização e composição para duas câmeras PTZ. O Reality HUB controla tudo e facilita a compreensão das operações diárias e criação de listas de reprodução e fluxos de trabalho.
Após a implementação do sistema, os engenheiros da Broadcast Solutions treinaram funcionários e alunos da KPEDU para trabalhar de forma independente e autônoma com o sistema. Isto levou muito pouco tempo, considerando o objetivo inicial ao executar o projeto e implementação do sistema. A facilidade de uso e as curvas de aprendizado rápidas são essenciais para o KPEDU e o sucesso de todo o projeto.
Pouco depois de terminar o projeto, a Zero Density lançou sua própria plataforma de aprendizado online, a Zero Density Academy, com as equipes KPEDU sendo uma das primeiras usuárias. A Zero Density Academy será uma grande ajuda para os professores e alunos do KPEDU estarem sempre atualizados com o Reality Engine.
Sites relacionados:
https://broadcast-solutions.de/
https://www.zerodensity.tv/
http://www.tecnopointsrl.com/
http://business.panasonic.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube