A Lawo apresenta a mesa de áudio Crystal, projetada para atender às necessidades de ambientes de transmissão que adotam a tecnologia IP. Essa solução, baseada nos padrões de rede abertos Ravenna/AES67 e compatível com SMPTE ST 2110-30/31 para áudio e ST 2022-7 para redundância, complementa as já conhecidas mesas Diamond da Lawo, permitindo que os usuários desfrutem dos benefícios do áudio sobre IP em infraestruturas de transmissão.
A Crystal está disponível em três configurações: 6, 8 e 14 faders, e opera em dois modos distintos: Power Core e Controller. Essa versatilidade a torna adequada para uma ampla gama de cenários de transmissão, incluindo estúdios pequenos e médios no ar, estúdios regionais, postos para comentaristas, estúdios de produção menores, controle MCR e unidades móveis, estúdios de gravação de podcasts, produção remota, locais de backup e recuperação de desastres, controle DAW e integração, bem como a padronização dos fluxos de trabalho.
A Crystal incorpora a filosofia das mesas Diamond da Lawo, oferecendo uma intuitiva mesa de mixagem que une o melhor do mundo físico e virtual. O sistema inclui recursos como faders motorizados silenciosos inspirados nas consolas mc2 da Lawo, codificadores prontos para automação e playout, iluminação LED programável e personalizável, módulos opcionais Virtual Extension para ampliar informações e controle tátil, integração com Ember+ e HTML5 para controle de hardware e software de terceiros, além da interface de usuário Lux da Lawo.
Alimentada pelo Lawo Power Core Engine, a Crystal suporta E/S expansíveis, acomodando AES67, MADI, analógico, AES3, bem como fontes e destinos de áudio Dante. Além disso, Crystal emprega algoritmos inteligentes que aceleram os fluxos de trabalho de produção, destacando recursos como AutoMix, AutoMix Grouping e AutoGain, que simplificam e aprimoram o controle de áudio.
Com um número ilimitado de perfis DSP que podem ser armazenados e acessados a partir de qualquer console conectada à rede, os perfis individuais e configurações personalizadas estão disponíveis em qualquer lugar, inclusive para operadores que trabalham em estúdios remotos ou unidades móveis. O sistema também oferece a gestão compartilhada de direitos de usuário e instantâneos em todos os estúdios com interfaces Crystal/Diamond/virtuais.
Modo Power Core
O modo Power Core da Crystal permite que os operadores utilizem a mesa em combinação com o motor Power Core, um motor DSP de alta densidade definido por software e um dispositivo modular de E/S da Lawo. Nesse modo, a Crystal suporta a licença Power Core Compact para configurações de 6 faders individuais ou estendidas de 14 faders, bem como a licença Power Core MAX. Com capacidade para até quatro consoles, uma Power Core com a licença MAX permite que quatro estúdios compartilhem seu poder de processamento em diferentes configurações.
Modo Controller
O modo Controller atende à demanda de um pequeno painel de expansão nativo de IP para consoles de produção de áudio mc². Um módulo principal ou fader da Crystal pode ser usado como painel de controle para um back-end baseado em mc²/A__UHD Core. Com essa configuração, a Crystal se apresenta como uma ferramenta adequada para aplicações de mixagem de segunda fila/gramas, como superfície de controle dedicada para um sistema que, de outra forma, não teria essa funcionalidade, e para aproveitar as opções de processamento compartilhado de um único A__UHD Core por meio de uma licença Pooling 4/8/16/32. De acordo com a Lawo, isso abre novas possibilidades em fluxos de trabalho de produção distribuída e para fins de backup.
Além disso, a Crystal integra-se com o Home, a plataforma de gestão da Lawo para infraestruturas de mídia baseadas em IP. O Home ajuda a conectar, gerenciar e proteger todos os aspectos dos ambientes de produção ao vivo, proporcionando microserviços centralizados para uma interação rápida e eficiente dos engenheiros com suas ferramentas. Essa solução transforma um conjunto de dispositivos, configurações, locais, hubs e centros de dados em uma rede poderosa e ágil, de forma rápida e totalmente segura.
Site relacionado: https://lawo.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube