Home Especiais Lawo e Intopix se unem para oferecer suporte Edge-Compute JPEG XS

Lawo e Intopix se unem para oferecer suporte Edge-Compute JPEG XS

O JPEG XS oferece taxas de compressão de até 30:1, tornando-o ideal para redes IP baseadas em WAN

Por Ricardo Batalha

Com o objetivo de facilitar a codificação e descodificação de fluxos comprimidos JPEG XS, os utilizadores da plataforma .edge da Lawo agora podem beneficiar do codec TICO-XS da Intopix, conforme anunciado na IBC 2023.

À medida que a indústria de mídia aproveita cada vez mais os benefícios dos fluxos de trabalho de produção remota e distribuída baseados em IP, o desafio é impulsionar uma quantidade crescente de dados por uma tubulação de fibra óptica com largura de banda fixa, preservando ao mesmo tempo a qualidade da transmissão.

A compatibilidade com a tecnologia de compressão sem perda JPEG XS em resoluções de vídeo HD, 3G e UHD permitirá aos utilizadores da plataforma .edge Hyper-Density SDI/IP Conversion and Routing Platform da Lawo codificar, processar e decodificar fluxos IP comprimidos SMPTE ST2110-22.

O objetivo da Lawo, como evidenciado na IBC, é oferecer aos broadcasters a capacidade de aproveitar os fluxos comprimidos quando necessário para acelerar a criação de conteúdo distribuído de alta qualidade. O suporte ao JPEG XS para .edge é uma opção licenciável baseada na estratégia de infraestrutura de edge-computing e software licenciável da Lawo.

A capacidade de codificar e decodificar JPEG XS diretamente na borda da rede IP significa que os fluxos não comprimidos não precisam mais viajar para um processador em algum lugar da (cada vez mais ampla) rede IP baseada em SMPTE ST2110 e, assim, economizando largura de banda.

O JPEG XS oferece taxas de compressão de até 30:1, tornando-o ideal para redes IP baseadas em WAN, onde a largura de banda geralmente é limitada e o número de sinais de câmera e sequências de vídeo continua a aumentar. Essa tecnologia é ideal para redes IP WAN, onde a largura de banda é frequentemente limitada e o número de sinais de câmera e sequências de vídeo continua a crescer.

O JPEG XS (ISO/IEC 21122) fornece qualidade visual sem perdas com latência inferior a um milissegundo (<1 quadro de vídeo) e é projetado para aplicações de baixa latência, como produções de eventos ao vivo remotos por meio de redes de área extensa.

Katty Van Mele, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Intopix, destaca que “o codec de produção de conteúdo JPEG XS da intoPIX é um sistema leve de codificação de imagens que processa vídeo em microssegundos. Testes do mundo real confirmam que as taxas de compressão na faixa de 4:1 a 12:1 podem oferecer qualidade de vídeo sem perdas, reduzindo significativamente o consumo de largura de banda”.

Phil Myers, diretor de Tecnologia da Lawo, enfatiza que “para a Lawo, a compatibilidade com o JPEG XS se tornou essencial para oferecer aos operadores a flexibilidade necessária para maximizar o uso da largura de banda. Cada vez mais, os sinais IP viajam de uma localização remota para dois ou mais destinos, e às vezes até de volta. Isso exigiria larguras de banda de fibra óptica de 100 GbE ou mais para sinais não comprimidos, o que resultaria em custos de largura de banda mais altos. Com a opção .jpegxs, a plataforma de conversão e roteamento SDI/IP de hiperdensidade .edge da Lawo suporta nativamente a entrada e saída JPEG XS logo na fonte ou no destino.

Os fluxos comprimidos JPEG XS podem ser processados pelas aplicações HOME, pois possuem suporte nativo JPEC XS integrado em suas aplicações.

Home Apps na IBC 2023
Aqueles que visitam o estande da Lawo na IBC 2023 podem conferir as possibilidades oferecidas pelo Home Apps, um conjunto de quatro aplicativos baseados em uma arquitetura de microserviços flexível. Especificamente, Home Multiviewer, Home UDX Converter, Home Stream Transcoder e Home Graphic Inserter, compatíveis com SMPTE ST2110, SRT, JPEG XS e NDI, foram criados para ajudar os usuários a se adaptarem a ambientes tecnológicos cada vez mais mistos, seguindo o ritmo de adoção de cada tecnologia. Todas elas podem operar em servidores padrão nas instalações, em data centers remotos ou na nuvem pública, destaca a Lawo.

Atualizações para a Plataforma mc²/A__UHD Core/Power Core
A Lawo demonstra seu compromisso em potencializar as produções ao vivo na IBC 2023 com a versão de software V10.8 para a plataforma mc²/A__UHD Core/Power Core. Com recursos como roteamento flexível de barramentos, expansão do número de AUX (até 256 barramentos), integração do proxy QSC Q-Sys no HOME, controle remoto do show via OSC e muito mais, a plataforma da Lawo busca estabelecer um novo padrão para as capacidades de produção ao vivo. Além disso, o suporte NMOS para o mc² Gateserver reforça a compatibilidade dos dispositivos, oferecendo uma integração “perfeita” no ecossistema da Lawo.

Por fim, a Lawo preparou novos recursos para o Power Core na IBC 2023. Com sua integração como proxy no HOME 1.8, suporte para portas MADI frontais e reconhecimento dinâmico de cartões DANTE e/ou MADI SRC, a atualização mais recente do Power Core “garante” uma experiência de áudio sem falhas. Além disso, combinado com as versões V8 radio e Gateway V2.1, o Power Core suporta funções de E/S de áudio expandidas por meio de extensores de E/S de áudio, integração GPI/O e configurações de gateway aprimoradas.

Sites relacionados:
https://lawo.com/
https://www.intopix.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados