Novo console Ruby apresenta configuração de quadro dividido otimizada para fluxo de trabalho, com uma superfície de mixagem principal de 12 faders para DJs e um módulo adicional de 4 faders para locutores
A estação de rádio suíça bilíngue Canal 3, que transmite em duas frequências de Berna e Solothurn, escolheu o popular console on-air Ruby Lawo, combinado com o motor de mistura Power Core DSP, como peças centrais de seu recém-concluído estúdio. Projetado para serviço duplo como estúdio de pré-produção e espaço substituto ao vivo, este é o terceiro estúdio da rádio Canal 3 equipado com equipamentos da Lawo.
Seu novo console Ruby apresenta uma configuração de quadro dividido otimizada para fluxo de trabalho, com uma superfície de mixagem principal de 12 faders para DJs e um módulo adicional de 4 faders para apresentadores de estúdio. Essa configuração exclusiva permite que os apresentadores de rádio trabalhem independentemente, usando porções fisicamente separadas da mesma superfície de mistura, montadas na superfície para aprimorar a ergonomia do estúdio. A consultoria, a construção, a instalação e o comissionamento da tecnologia de transmissão e do mobiliário de estúdio foram fornecidos pela SLG Broadcast AG, com sede em Zurique.
O Canal 3 serve a área do Berna Jura a Lyss e de Erlach a Solothurn, originando programas em alemão suíço e francês. Em 2007, a estação recebeu o prêmio Radio Of The Year por sua programação em francês devido à sua audiência significativa; desde então, a emissora continuou seu sucesso, aumentando sua audiência em 50% apenas nos últimos quatro anos.
O Canal 3 conta com a Lawo há anos. “Os dois estúdios de produção existentes para programas em alemão e francês foram equipados pela primeira vez com consoles de mixagem Lawo zirkon em 2010 e 2011”, explicou Benedikt Hurni, gerente de vendas e operações da SLG Broadcast. “No final de 2016, esses estúdios estavam atualizado para consoles de safira. Além disso, uma instalação de estúdio móvel composta por três caixas de vôo foi encomendada pelo SLG em 2018, utilizando um console de rubi de 12 faders com o Power Core”, completou.
Com essas instalações funcionando tão bem, o Canal 3 naturalmente desejava equipar seu novo estúdio com a mais recente tecnologia Lawo – especificamente ruby e Power Core. O MADI é utilizado para conectar o novo estúdio com seus dois colegas pré-existentes. “Esse novo pedido de um terceiro estúdio, que acaba de ser concluído, mostra que o Canal 3 está bastante satisfeito com a tecnologia Lawo, bem como com os serviços da SLG como uma casa de sistema”, observou Hurni.
“Nosso antigo estúdio de pré-produção possuía equipamentos de baixo orçamento. Graças ao apoio financeiro de nosso governo para projetos de avanço técnico, finalmente foi possível construir um terceiro estúdio adequado – e usando a tecnologia de rádio com a qual temos uma boa experiência há anos, em termos de qualidade e confiabilidade”, concluiu o diretor de programação da estação, Kevin Gander.