A Lawo e a Haivision anunciaram que os aplicativos HOME, recém-lançados pela Lawo, suportarão fluxos recebidos no formato SRT (Secure Reliable Transport), incluindo a capacidade de transcodificar e transmitir uma variedade de fluxos de entrada para destinos compatíveis com SRT.
A intenção da Lawo é apresentar às emissoras e serviços de produção de mídia flexibilidade e agilidade para cobrir eventos ao vivo cujo escopo e/ou público-alvo não justifique a utilização de ferramentas e infraestrutura de produção baseadas em ST2110 de nível broadcast, ou mesmo o aluguel de alta largura de banda infraestrutura de rede em cenários de produção remota.
A Lawo espera que outros aplicativos, como a capacidade de usar uma combinação de câmeras compatíveis com SDI, SRT e ST2110, streaming OTT, recuperação rápida de ativos, etc., também se beneficiem de seu suporte a SRT. Três aplicativos HOME – Multiviewer, conversão UDX com processamento HDR e Graphic Inserter – suportam SRT nativamente, enquanto aplicativos futuros serão capazes de processar pacotes de dados de mídia após serem convertidos pelo HOME Stream Transcoder, outro aplicativo de processamento de microsserviço em contêiner que estará disponível no quarto trimestre.
A SRT Alliance, fundada pela Haivision em abril de 2017, já conta com mais de 600 membros. Sua missão é superar os desafios da transmissão ao vivo de baixa latência, apoiando o desenvolvimento colaborativo do SRT (Secure Reliable Transport), o projeto de streaming de código aberto que mais cresce.
O SRT é um protocolo de transporte de vídeo de código aberto gratuito e uma pilha de tecnologia originalmente desenvolvida e pioneira pela Haivision, que permite a entrega de vídeo de alta qualidade, seguro e de baixa latência na Internet pública.
“Com a SRT Alliance, Lawo está se juntando a um movimento da indústria para melhorar a forma como o mundo transmite vídeo”, afirmou Pablo Hesse, vice-presidente de iniciativas estratégicas da Haivision e diretor da SRT Alliance. “O SRT otimiza o desempenho de streaming em redes imprevisíveis com fluxos seguros e passagem fácil de firewall, trazendo o vídeo ao vivo de melhor qualidade nas piores redes. Temos o prazer de ver o protocolo SRT sendo implementado ativamente por alguns dos maiores fluxos de trabalho de streaming corporativo e de transmissão do mundo, à medida que sua adoção e reconhecimento em todo o setor continuam a crescer, tornando-se o padrão de fato para streaming de internet de baixa latência”.
“O objetivo da Lawo com sua nova oferta de aplicativos HOME é colocar as emissoras firmemente no assento do motorista, permitindo que selecionem as ferramentas de produção de que precisam para contar histórias atraentes do maior conjunto possível de opções”, comentou Phil Myers, diretor de tecnologia da Lawo . “Em meio à crescente diversidade de entregas e à corrida por cada vez mais conteúdo, é difícil ver como o futuro dos fluxos de trabalho de transmissão será coberto apenas pelo SMPTE ST2110. A Lawo reconhece os benefícios oferecidos pela SRT e tem o prazer de fazer parte da SRT Alliance”, concluiu.
Sites relacionados:
https://www.lawo.com
https://srtalliance.org/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube