Home Reportagens Lawo: Studio Berlin usa consoles mc² e sistema VSM em nova unidade móvel

Lawo: Studio Berlin usa consoles mc² e sistema VSM em nova unidade móvel

Por Ricardo Batalha

Ü10, novo caminhão UHD / HDR OB do Studio Berlin foi equipado com consoles de mixagem e sistemas de controle Lawo

O provedor de serviços de produção de TV alemão Studio Berlin encomendou um novo caminhão UHD / HDR OB, o Ü10, equipado com consoles de mixagem e sistemas de controle da Lawo. As salas de controle de áudio 1 e 2 da nova van OB são equipadas com um console de produção mc²56 e um console mc²36 all-in-one, respectivamente, alimentado por núcleos de mixagem A__UHD totalmente redundantes e um sistema de controle de transmissão Lawo VSM. O planejamento e a construção do veículo foram realizados pela integradora de sistemas alemã Broadcast Solutions.

O Ü10 já provou seu valor, fornecendo com sucesso a produção ao vivo para a German Television Awards (RTL) em sua transmissão inaugural. No futuro, o Ü10 será usado principalmente para a produção das transmissões dos jogos da Liga Alemã de Futebol (Bundesliga).

Projetado como um trailer, o Ü10 OB contém espaço suficiente para até 26 pessoas trabalharem em um ambiente descontraído, graças a uma extensão de aproximadamente 60m² de espaço de trabalho. Pode funcionar com até 24 câmeras UHD e é complementado por um moderno caminhão de configuração. A maior inovação conceitual do projeto Ü10 é a separação completa da sala de controle e tecnologia: os componentes técnicos não são instalados na van OB em si, mas estão completamente alojados em dez racks de 19″ na sala de equipamentos central na configuração de acompanhamento furgão. Ambos os veículos são conectados entre si por interlinks redundantes de fibra ótica.

Os dois consoles Lawo mc² na van OB são equipados com núcleos A__UHD totalmente redundantes. Cada núcleo autônomo oferece 1.024 canais de processamento de áudio (48 / 96kHz) e oferece inúmeras opções de monitoramento, bem como downmix e upmixing. A tecnologia A__UHD é baseada em padrões abertos AoIP, como ST2110-30 / -31 e AES67 / RAVENNA, e utiliza Ember + e NMOS para controle. Para grandes produções, o veículo pode acessar até oito stage boxes de vídeo e áudio.


“Como parte da construção de nossa nova van OB, fomos confrontados com a decisão de qual sistema de áudio usar”, disse Mathias Heinrich do Studio Berlin, engenheiro de som do Ü10. “Queríamos uma tecnologia IP inovadora e sempre confiamos no Lawo para processamento e mixagem de áudio, portanto, apenas os nós A__line AoIP combinados com um novo mc²56 MKIII ou um mc²96 foram considerados. Devido às limitações de espaço de uma van OB, optamos pelo console mc²56”, acrescentou.

A sala de controle de áudio 1 usa um console de produção de áudio mc²56 MKIII de 64 fader, que possui suporte nativo para fluxos de áudio SMPTE 2110, AES67 / RAVENNA e MADI. Além da operação multiusuário, AutoMix, upmix, downmix e Lawo KICK, o console inclui a funcionalidade ‘audio-follows-video’, ferramentas de mixagem imersivas / 3D integradas e compressão paralela. Graças à funcionalidade IP Easy, da Lawo, que se baseia na plataforma de gerenciamento HOME para infraestruturas de transmissão IP e apresenta detecção automática e rotinas de quarentena, a configuração de IP é tão fácil quanto a analógica.

A sala de controle de áudio 2 está equipada com um Lawo mc²36 de 16 faders. Sua tecnologia de núcleo A__UHD integrada oferece 256 canais de processamento (48 / 96kHz), E / S local, 864 canais e se integra com soluções como Waves SuperRack SoundGrid. Também suporta ST2110, AES67, RAVENNA e Ember +. O mc²36 também oferece gerenciamento de rede IP intuitivo com base na plataforma HOME, da Lawo.

“Devido à superfície estruturada dos consoles Lawo e seus periféricos, uma transição perfeita com operação quase inalterada é possível, apesar da mudança de tecnologia para ST2110 AES67 / RAVENNA”, observou Heinrich. “A infraestrutura de áudio da Lawo se combina para formar um sistema de alto desempenho que acreditamos poder lidar com quase qualquer produção em grande escala. O Ü10 foi concebido e construído tendo em mente as principais produções esportivas e eventos de espetáculo e, portanto, está equipado para lidar com qualquer produção imaginável”, acrescentou.

O Ü10 permite produções com até 24 câmeras UHD, além de câmeras sem fio adicionais. É equipado com um mixer 12G K-Frame XP Compact, da Grass Valley, com opção XTREME. Dois painéis de controle Grass Valley, um Karrera K-Frame 3 M / E na sala de controle principal e um Korona 2 M / E na segunda sala de controle, acessam o mixer de imagem. Para o roteador, o Studio Berlin escolheu a solução MediorNet descentralizada da Riedel, que gerencia os sinais de vídeo e áudio, bem como os multiviewers.

Toda essa tecnologia de produção é controlada pelo VSM (Virtual Studio Manager), da Lawo. Este sistema independente do fabricante controla todos os roteadores e mixers de vídeo / áudio, intercomunicadores, UMDs e multiviewers, “glue” e outros dispositivos de banda base e IP de terceiros.

“Usando o VSM, podemos rotear rapidamente portas de intercomunicação individuais de Riedel para os fluxos MADI dos núcleos UHD Micron e as portas AES das caixas de palco de áudio A__stage80 com o toque de um botão”, explicou Heinrich. “O sistema VSM totalmente redundante é a única solução sensata para que possamos trabalhar de forma claramente estruturada e, acima de tudo, rápida e eficiente, não só na área de intercomunicação, mas também na fiação de linhas de transmissão, monitores, desincorporadores e todos os outros sinais de vídeo e áudio. Com a VSM, estamos preparados para qualquer solicitação do cliente”, acrescentou.

A capacidade de criar pseudo-dispositivos dentro da VSM possibilita que toda a equipe trabalhe “virtualmente”. Esse “fluxo de trabalho integrado” conserva recursos físicos, como fluxos MADI ou caminhos AES, que fornecem liberdade e flexibilidade em qualquer lugar. Heinrich diz que “duas unidades Lawo V__pro8 foram instaladas para incorporação e desincorporação adicionais, o que permite mudar os tempos de forma rápida e fácil em termos de deslocamento de áudio / vídeo. Qualquer alinhamento Dolby é um fácil com isso”.

Ao mover a tecnologia da van OB para o caminhão de configuração que a acompanha, as áreas de trabalho do Ü10 foram otimizadas, tornando as partições de acrílico supérfluas. Este conceito engenhoso permite um uso extremamente flexível do espaço: movendo portas e paredes de monitor, uma sala de controle de plano aberto pode ser criada rapidamente combinando as duas salas de controle individuais. O sistema de ar condicionado do Ü10 não precisa resfriar nenhum

equipamento. Portanto, a troca e a filtragem do ar também são otimizadas e o tratamento com luz ultravioleta torna os vírus inofensivos – uma técnica já experimentada e testada no setor de saúde, mas representa uma nova abordagem na construção de vans OB.

O Ü10 também define padrões em termos de confiabilidade durante as produções. O veículo está equipado com um poderoso buffer UPS e, em caso de falha de energia, o Ü10 pode continuar operando toda a produção por 15 minutos apenas com a energia da bateria, deixando tempo para reagir e mudar a fonte de energia em caso de emergência.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados