Home Reportagens Lentes Cooke Anamorphic/i Primes foram escolhidas para as filmagens do filme Vice

Lentes Cooke Anamorphic/i Primes foram escolhidas para as filmagens do filme Vice

Por Redação

O diretor de fotografia Greig Fraser encontrou a combinação certa de lentes para lidar com as intensas próteses, maquiagem e cabelos para a história de Dick Cheney

Ao longo dos 50 anos narrados no filme Vice de Adam McKay, o diretor de fotografia Greig Fraser teve os desafios de fotografar atores interpretando personagens com o dobro da idade, utilizando próteses, maquiagem e cabelos, ao mesmo tempo fazendo uma série potencialmente tediosa de cenas de escritório em uma história visualmente interessante para o público. Para conseguir essa façanha, Fraser se baseou no filme Kodak 200T & 500T e nas lentes Cooke Anamorphic/i Primes.

“Este é um filme processual filmado em muitos espaços de escritório e isso pode ser visualmente muito chato”, explica Fraser. “E enquanto Adam [McKay] provou que ele pode tornar os assuntos mais entediantes divertidos – como The Big Short sobre o colapso da habitação de 2008 que é baseado em um livro muito seco – eu tive que fazer Vice ser tão visualmente interessante quanto o seu roteiro. Eu tive que fazer ‘cantar’ corretamente, mas sem ninguém perceber.”

Fraser não tem um estilo discernível durante as filmagens, pois visa o oposto disso. “Evitar um estilo específico é o cenário ideal”, explicou Fraser. “Enquanto Cheney se orgulhava de ser muito metódico, ele carecia de carisma político. O que ele foi capaz de fazer foi ser o mestre das marionetes e puxar as cordas do governo do fundo para alcançar seus objetivos finais. Do ponto de vista do diretor de fotografia, isso tinha que ser simples e clássico – e equilibrar a aparência com os estilos mais irregulares de Adam e Hank [Corwin, o editor] ”.

Amy Adams (left) as Lynne Cheney and Christian Bale (right) as Dick Cheney in Adam McKay’s VICE, an Annapurna Pictures release. Credit : Matt Kennedy / Annapurna Pictures
2018 © Annapurna Pictures, LLC. All Rights Reserved.

Sendo fã das lentes Cooke desde o começo de sua carreira, Fraser testou os modelos Cooke Anamorphic/i primes, procurando consistência e o calor que ele desfrutava com o uso de lentes esféricas Cooke há muito tempo.

“Para o filme Vice, as lentes Cooke trabalharam muito bem”, ressalta Fraser. “Há uma mistura de próteses, cabelo e maquiagem que é única. Basta olhar para qualquer cena com essas próteses. Você tem Christian Bale, que está na faixa dos 80kg, interpretando Dick Cheney com 117kg … além de Amy Adams interpretando Lynne Cheney aos 60 anos. Eles estão jogando quase o dobro de suas idades sob iluminação fluorescente desfavorável a maior parte do tempo. Então a combinação de lentes e formato de filme entrou em jogo e tive que encontrar a combinação perfeita, afiada o suficiente para resolver, mas leve e consistente o suficiente para ser benéfica à prótese, maquiagem e cabelo. As lentes Cooke ajudaram a me dar este olhar.”

Usado para aproximadamente 70% do filme, Fraser tinha o conjunto completo da Cooke Anamorphic/i primes, mas usou principalmente os 50mm, 75mm e 100mm. “A tecnologia subjacente das lentes é perfeita e no final, consegui exatamente o que eu esperava e precisava”, concluiu Fraser. “Uma família de lentes anamórficas que entregaram exatamente o que sempre amei nas lentes esféricas Cooke, consistência e calor.”

Com seis indicações ao Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme, e uma de Melhor Ator em Filme – Musical ou Comédia, de Christian Bale, Vice também foi indicado para oito Oscars, seis prêmios BAFTA (Melhor Edição) e dois Prêmios SAG.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados