Uma clássica mesa de som ASP4816 está presente no Les Fauteuils Rouges, um estúdio de gravação aconchegante no sul da França, onde o proprietário Julien Lebart adora gravar música acústica, jazz e pop. Gerenciando um estúdio híbrido, ele estava determinado a manter um bom fluxo de trabalho com o Pro Tools, investindo muito tempo na pesquisa da mesa de mixagem ideal para seu setup. Desde o momento em que comprou sua Audient, Julien soube que havia tomado a decisão certa.
Lebart encomendou móveis de estúdio sob medida para sua sala de controle, contando com a ajuda de seu amigo, o engenheiro de som Tom Chiesa, para integrar a mesa, um controlador DAW e alguns pré-amplificadores de microfone adicionais na superfície de trabalho principal. Dessa forma, ele tem acesso rápido e fácil ao Pro Tools (tocar, parar, retroceder, etc.) e a opção de ajustar os níveis de várias faixas no domínio digital através do controlador, enquanto a ASP4816 também está ao alcance, realizando todo o trabalho pesado de mixagem do áudio no domínio analógico.
“É perfeita para gravar uma banda musical”, diz Julien sobre a mesa Audient. “Os pré-amplificadores são incríveis! Super limpos, mas têm ‘caráter’ se os empurrarmos. Os equalizadores também são incríveis e certamente bons o suficiente para usar antes do Pro Tools ao gravar. Isso economiza muito tempo!”
“Eu também adoro usar a mesa para mixar”, continua, frequentemente observando que a mistura favorita dos clientes é a primeira versão – aquela que ele fez com a mesa. “Eu uso buses para comprimir toda a bateria, por exemplo. O compressor do bus estéreo tem algo realmente especial.”
Não é apenas o som que alegra seu coração; a mesa também é visualmente impressionante. “É realmente um prazer vê-la quando entro na sala de controle pela manhã!” ele diz. Além da sala de controle, o Les Fauteuils Rouges possui três salas de gravação, com um piano de cauda Schimmel muito apreciado por músicos de jazz e música clássica.
Originalmente, o Les Fauteuils Rouges (traduzido diretamente como ‘as poltronas vermelhas’) era propriedade privada do cantor francês Cali, cujo álbum de estreia, L’amour parfait, vendeu meio milhão de cópias em 2003. Julien (que também foi seu pianista) continuou a trabalhar com Cali, produzindo, mixando e compondo com ele ao longo dos anos.
Nos últimos dez anos, o estúdio tem sido comercial sob o comando de Julien, e vários artistas notáveis passaram por suas portas, sentando-se metaforicamente nas poltronas vermelhas! “Temos o prazer de gravar, mixar e masterizar artistas franceses famosos, incluindo Eric Cantona, o ator Tcheky Karyo, e, claro, muitos outros bem conhecidos na França.”
Site relacionado: https://audient.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube