Home Reportagens Liviu Lupsa dá vida ao som de ‘Wandinha’ da Netflix com Lectrosonics

Liviu Lupsa dá vida ao som de ‘Wandinha’ da Netflix com Lectrosonics

Lupsa adotou a Lectrosonics como seu equipamento preferencial, pois sua confiabilidade e desempenho nunca o decepcionaram

Por Ricardo Batalha

A série de sucesso da Netflix, Wandinha, estrelada por Jenna Ortega no papel principal e dirigida pelo mestre da peculiaridade gótica, Tim Burton, segue as aventuras da filha da Família Addams. Não tão aparente para o público (a menos que sejam leitores ávidos dos créditos finais) é que a série é filmada, tanto em estúdio quanto em locações, na Romênia. O mixador de som de produção Liviu Lupsa traz o diálogo com sua vasta caixa de ferramentas de equipamentos Lectrosonics. “[Trabalhando] ao lado de Tim Burton, todos nós brilhamos mais”, disse ele, “e quando você tem um ótimo equipamento e uma ótima equipe, é muito mais fácil”.

Lupsa adotou a Lectrosonics como seu equipamento preferencial, pois sua confiabilidade e desempenho nunca o decepcionaram, mesmo em condições difíceis. Em Wandinha, utilizou receptores de canal duplo da série SRc; Sistema de receptor modular VR Field; Transmissores de bodypack SMQV; Transmissores miniatura de banda larga SMWB e SMDWB; Transmissores plugáveis HM e HMa; Transmissores IFBT4 IFB; e receptores IFBR1, IFBR1a, IFBR1b e IFBR1c IFB — para microfone sem fio e sistemas IFB.

Lupsa começou há 20 anos lidando com cabos de áudio durante as filmagens, se tornou um operador de boom e trabalhou para supervisionar a mixagem e a gravação do som da produção. Ele estima que usa os produtos da Lectrosonics há cerca de 12 anos, pois conheceu a marca em 2007 trabalhando com Keith Garcia, um mixer de som de Los Angeles que usava apenas sistemas Lectrosonics baseados em transmissores UM400. “Vi que a Lectrosonics era a resposta para mim. O importante é que eles são sólidos como uma rocha”, explicou.

Uma tendência entre os profissionais de som de produção, incluindo o Lupsa, é implantar transmissores plug-on HMa em microfones de boom porque eles eliminam o incômodo cabeamento, o que é especialmente útil em filmagens que hoje em dia são altamente móveis. Quando ele coloca seus transmissores de bodypack SMQV nos talentos, ele os combina com microfones de lapela DPA 4060 e 6060. Ele trabalha a partir de um carrinho de som que contém seus receptores SRc e antenas direcionais, juntamente com um mixer-gravador Sound Devices Scorpio, mas também pode operar a partir de uma bolsa se precisar ser portátil.

O próximo plano para Lupsa é uma série Disney + a ser filmada na Espanha, onde seu equipamento Lectrosonics será novamente sua caixa de ferramentas confiáveis.

Site relacionado: https://www.lectrosonics.com/

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

Assuntos relacionados