A Blackmagic Design anunciou que o filme “I’m Totally Fine”, estrelado por Jillian Bell e Natalie Morales, foi colorizado por Ryan McNeal do RMK Studios com o software de edição, gradação de cores, VFX e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio.
“I’m Totally Fine” segue uma mulher chamada Vanessa enquanto ela parte para uma viagem sozinha após a morte da sua melhor amiga, Jennifer. No entanto, seus planos de autocuidado mudam quando ela encontra Jennifer em pé na sua cozinha, afirmando ser uma extraterrestre. Com direção de Brandon Dermer e fotografia de Wojciech Kielar, o longa está disponível exclusivamente no serviço de streaming Hulu.
Dermer e Kielar estavam cientes de que a produção seria desafiadora com 10 dias de filmagem em meio à pandemia da covid-19 e um orçamento limitado. O envolvimento inicial com o design dos elementos visuais ajudou a prepará-los antes das filmagens. “Woj e eu começamos a trabalhar no visual desde o momento que a roteirista Alisha Ketry, o produtor Kyle Newacheck e eu começamos a esboçar o roteiro”, disse Dermer. “Tivemos várias conversas sobre o estilo visual que queríamos e como realizá-lo. Na pré-produção, o Kyle nos incentivou muito a pensar em cada cena visualmente, relacionando-a com o arco emocional dos nossos personagens.”
Dermer e Kielar conheciam as habilidades de McNeal, pois haviam trabalhados juntos por quase 10 anos em diversos projetos. No passado, os três haviam desenvolvido uma ampla gama de looks para clientes de destaque, mas sabiam que este projeto poderia representar um novo desafio. “Houve várias vezes no set, devido às circunstâncias logísticas, em que eu pensava: ‘Caramba, o Ryan terá muito trabalho pela frente’”, acrescentou Dermer.
“Há duas cenas no filme em particular que ocupam cerca de 10 a 15 minutos de tempo de tela, mas na verdade foram filmadas ao longo de um dia inteiro”, disse Kielar. “Fazer toda aquela cena funcionar visualmente exigiu bastante trabalho da equipe de eletricistas e maquinistas, além da equipe de colorização da RKM Studios. Tínhamos o movimento do sol ao longo do dia e também a cobertura de nuvens intermitente. Sem o luxo de poder esperar pelas condições perfeitas ou filmar a cena ao longo de vários dias no mesmo horário em que as condições coincidissem, dependíamos muito do Ryan para fazer esses planos parecerem que tinham ocorrido ao longo de 15 minutos e não em um dia inteiro.”
Na esperança de conseguir ajudar um pouco, McNeal pré-preparou algumas ferramentas para auxiliar Kielar no set. “Eu criei um kit no DaVinci Resolve com algumas LUTs prontas que puxavam um pouco para looks comerciais ou cinematográficos”, disse McNeal. “O Wojciech também usou uma LUT de emulação de película cinematográfica que eu criei para o espaço de cor IPP2.” Como um artista altamente experiente no DaVinci Resolve Studio, McNeal tem vasta expertise no tratamento de cores de filmes e vídeos musicais, atendendo uma ampla gama de cineastas e artistas. Para “I’m Totally Fine”, ele concordou que o verdadeiro desafio surgiu após a produção, quando teve a oportunidade de explorar diferentes visuais e estilos para o filme, ao mesmo tempo em que harmonizava criativamente as imagens de plano em plano e cena em cena.
“Parte do visual que encontramos usava os efeitos de halação e brilho no DaVinci”, disse McNeal. “Os dois são plug-ins de efeitos visuais excelentes e rápidos, que fazem um ótimo trabalho. Quando estou imitando os filtros fotográficos e a emulação de película, minha configuração preferida é ter três nós de brilho e um de halação em paralelo. Eu os utilizo para fazer um efeito de aura de luz suave, médio e intenso. Eles são ajustados em cada cena como parte do visual de cada uma. A halação também é ajustada por cena e, em alguns casos, é omitida quando chama muita atenção.” McNeal organiza o seu fluxo de trabalho usando nós agrupados, cena por cena. Cada grupo contém as escolhas visuais criativas, algumas das quais são nós compartilhados em todo o projeto.
Como Kielar suspeitava, a cena filmada em um único plano de 15 minutos ao longo de um dia em constante mudança foi o maior desafio. “As personagens conversam por um período de 15 minutos que precisa parecer ininterrupto, mas a realidade é que as cenas foram filmadas em luz ambiente ao longo de vários dias, em uma combinação de condições ensolaradas, nubladas e durante a hora mágica”, continuou McNeal. “A correspondência mais desafiadora para um colorista é lidar com mudanças de luz em uma cena sem intervalos de tempo. Para o material da hora mágica, eu tive que esfriar um pouco dos tons dourados seletivamente, ao passo que aquecia um pouco as cenas filmadas em plena luz do dia para aproximar os dois ambientes de iluminação. Para os planos nublados, eu não podia adicionar luz direta nos rostos das personagens, então uma técnica que desenvolvi foi adicionar um gradiente inclinado que realçava e aquecia a imagem a partir do canto do quadro. O efeito é semelhante a um brilho velado que ocorre apenas quando a luz direta atinge a lente a partir de um ângulo oblíquo. Na colorização, muitas vezes é necessário buscar uma verdade psicológica em vez de uma realidade fotorrealista. A imagem inteira precisa ser crível, mas não necessariamente realista. A presença do brilho velado evoca a resposta psicológica da luz diurna.”
Dermer passou a apreciar o valor do DaVinci Resolve Studio nas mãos de um artista como McNeal. “O DaVinci é eficiente para caramba e realmente permite que você explore a imagem e as informações para encontrar exatamente o visual desejado”, disse Dermer. “No final das contas, Ryan é o verdadeiro artista por trás da ferramenta, e em qualquer projeto eu recebo e abraço sua arte. Posso sempre contar com ele para brilhar.”
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube