A Blackmagic Design revelou que o filme independente “Awesomest Christmas Ever” foi filmado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 4K e editado com o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio. A equipe de pós-produção usou a Blackmagic Cloud para colaborar remotamente durante a edição e colorização do filme de fim de ano.
Dirigido pelo cineasta independente Matthew Wilson, “Awesomest Christmas Ever” conta a história de um menino que tenta usar o espírito natalino e uma árvore de Natal falante para impedir o divórcio de seus pais durante as festas de fim de ano.
Para Wilson, também diretor de fotografia do filme, o design compacto da Pocket Cinema Camera 4K foi crucial ao trabalhar em espaços apertados, pois permitiu que ele alternasse facilmente entre um tripé e um rig de ombro enquanto realizava diferentes planos, além de possibilitar que ele cumprisse os prazos sem estourar o orçamento. “Em muitas ocasiões, filmávamos em casas, então ter uma câmera compacta nos ajudou, especialmente nas cenas feitas nos quartos das crianças. Às vezes, eu, o operador de som e os dois protagonistas mirins mal tínhamos espaço suficiente, por isso ter uma configuração pequena ajudou demais”, explicou.
“Eu estava inspirado para fazer um filme infantil com temática de fim de ano, então escrevi uma história que estrelaria crianças e tive a sorte de escalar atores mirins incríveis. Quando começamos a filmar, ter equipamentos menores ajudou a evitar que as crianças tropeçassem, o que poderia acontecer com equipamentos maiores”, acrescentou Wilson.
Para dar continuidade ao seu fluxo de trabalho Blackmagic RAW, Wilson usou o aplicativo Blackmagic Proxy Generator e a Blackmagic Cloud durante a pós-produção. “Editei o filme inteiro, imagem e som, em um arquivo de projeto no DaVinci Resolve. Organizei tudo usando linhas de tempo separadas com algumas cenas em cada uma e, para o filme completo, juntei todas em uma linha de tempo final. Foi muito prático usar o aplicativo Blackmagic Proxy Generator, pois bastou executá-lo uma vez para que os arquivos Blackmagic RAW sincronizassem automaticamente no Resolve. Depois que finalizei a edição, usei a Blackmagic Cloud para colaborar remotamente de Seattle com o nosso colorista Ryan Graves, que estava em Portland.”
Durante a edição, Wilson usou muito as ferramentas de áudio do DaVinci Resolve Studio. “Usei o recurso de isolamento de diálogo em praticamente todos os diálogos de ‘Awesomest Christmas Ever’”, destacou. “Em filmes anteriores, tive muitos problemas com ruído de fundo no som e nunca consegui removê-lo direito. Agora, com o recurso de isolamento de diálogo do DaVinci Resolve Studio, consegui fácil e rapidamente reduzir o ruído de fundo e deixá-lo imperceptível durante todo o filme. Isso foi um divisor de águas.”
“Como cineasta independente, desempenho muitas funções diferentes durante as filmagens, então sempre estou me locomovendo muito rápido, fazendo todo o trabalho de câmera sozinho. Ao filmar em Blackmagic RAW e passar o material para o Resolve, consigo ajustar tudo posteriormente, se necessário”, concluiu Wilson. “Por exemplo, um dia sem querer alterei a taxa de quadros da nossa última configuração do dia e não percebi até chegar em casa naquela noite e conferir o material, causando um desvio entre a imagem e o som, em que quanto mais longa a tomada, mais o som desaparecia. Consegui arrumar alterando a velocidade dos clipes no Resolve, mas depois tivemos o problema de uma leve oscilação nas luzes de Natal. Felizmente, o efeito de descintilação do Resolve conseguiu remover essa oscilação facilmente, então no fim deu tudo certo com a cena.”
“Awesomest Christmas Ever” está disponível nas plataformas Prime Video, The Roku Channel e YouTube.
Site relacionado: https://www.blackmagicdesign.com/
Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube