Home Reportagens Longa-metragem Single Mother by Choice filmado e finalizado com Blackmagic Design

Longa-metragem Single Mother by Choice filmado e finalizado com Blackmagic Design

Por Ricardo Batalha

Em exibição na HBO Max, longa foi filmado com a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K e finalizado com o DaVinci Resolve Studio

A Blackmagic Design anunciou que o longa-metragem “Single Mother by Choice,” em exibição na HBO Max, foi filmado com a câmera digital cinematográfica Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K e finalizado com o software de edição, gradação de cores, efeitos visuais (VFX) e pós-produção de som DaVinci Resolve Studio.

Acompanhando uma gravidez na vida real, o filme de ficção conta a história de Eva, uma workaholic latina determinada a ter um bebê por conta própria e acaba enfrentando desafio maiores ao engravidar no ano de 2020. O longa é estrelado por Selina Ringel e dirigido pelo marido da atriz, Dan Levy Dagerman.

Desde o início, Dagerman pretendia filmar com uma equipe menor usando a Pocket Cinema Camera 6K. “Fui inspirado por amigos que tinham feito longas incríveis com equipes pequenas filmando nos fins de semana, e eu pensei que podíamos seguir esse modelo”, contou. “Minha esposa estava trabalhando em outra série, que era filmada na Pocket Cinema Camera 4K, e eu fiquei muito impressionado com a imagem.”

Por conta da pandemia, Dagerman e Ringel foram obrigados a reavaliar a produção. “Sabíamos que o nosso filme era uma corrida contra o relógio”, continuou Dagerman. “Não podíamos controlar a gestação, então abandonamos o nosso planejamento inicial e voltamos nossas atenções ao roteiro. No início, estávamos relutantes em incluir a covid na história, mas depois nos demos conta de que, se realmente quiséssemos acompanhar todos os aspectos da nossa experiência de gravidez, uma pandemia catastrófica que acontece uma vez na vida era algo que não podíamos ignorar. Por isso, jogamos fora metade do filme e reestruturamos o roteiro de modo que o surgimento do coronavírus em nossas vidas ocorresse no final do primeiro ato.”

Dagerman ficou feliz por terem optado por uma filmagem estilo “guerrilha” desde o início, o que facilitou a adaptação às restrições. “Nosso filme indie se tornou uma produção em dupla”, disse ele. “Como a Selina estava grávida, achamos por bem não trabalhar com uma equipe maior. Minha equipe de fotografia me deu uma aula sobre o funcionamento da câmera e seguimos a partir daí. Continuamos seguindo o mesmo modelo de roteiro, filmagens e edição mês após mês, determinados a seguir em frente em meio às restrições.”

Com uma equipe reduzida, Dagerman achou que a escolha do Blackmagic RAW em resolução 6K foi fundamental, o que ofereceu mais flexibilidade tanto nas configurações quanto na pós. “A qualidade da imagem do Blackmagic RAW foi fantástica, e a imagem 6K nos proporcionou a margem necessária para redimensionar e reenquadrar na pós”, contou. “Na hora da colorização, foi muito legal ver o que podia ser feito apenas com uma LUT e alguns ajustes; e quando chegamos nas sessões de cores finais, fiquei impressionado com o quanto podíamos extrair da imagem no DaVinci.”

O colorista Loren White, convidado para a pós-produção, realizou a gradação do projeto no DaVinci Resolve Studio. Logo de cara, ele ficou feliz ao descobrir que Dagerman havia filmado em Blackmagic RAW, o que ofereceu mais flexibilidade para lidar com as iluminações diferentes. “Como grande parte do filme foi gravada usando a luz disponível, diante de laptops ou contra paredes brancas, fizemos o possível para dar forma às imagens”, disse White. “Usamos deslocamentos de cores nas sombras e realces, além de vinhetas, gradientes e um pouco de granulação de filme. Acho que conseguimos elevar o look em comparação com o material original.”

White elogiou a grande variedade de ferramentas disponíveis no DaVinci Resolve Studio: “Eu tenho usado muito o distorcedor de cores desde que ele foi introduzido. Acho legal que eu posso experimentar com as cores rapidamente para ver o que funciona”, disse White. “Nas curvas, você pode fazer o mesmo, mas é preciso alternar entre vários painéis. Com o distorcedor, se eu pegar qualquer tom, na mesma hora eu posso afetar todos os três valores de uma vez. Esse recurso foi uma ótima adição ao software.”

“O que o Dan e a Selina mais queriam a respeito do visual era elevá-lo”, acrescentou White. “A ideia era criar uma estética limpa, típica de comédias, então era mais uma questão de manter o contraste e a saturação naquele universo e fazer uma limpeza nas temperaturas de iluminação diferentes. Havia muito trabalho nesse sentido, como você pode imaginar, considerando que o filme foi rodado por uma equipe mínima durante uma pandemia.”

Por último, Dagerman elogiou as ferramentas Blackmagic Design que teve a oportunidade de usar em “Single Mother by Choice”. “Estou muito feliz por termos escolhido essa câmera, pois a jornada da produção misturou dois universos: um estilo mais improvisado e uma narrativa cinematográfica mais tradicional”, disse. “Poder filmar com uma qualidade tão alta em Blackmagic RAW – e sabendo que tínhamos o DaVinci Resolve para compor o visual – foi extremamente empoderador como cineasta e fundamental nesses tempos de mudanças rápidas, onde a tecnologia vem democratizando as produções cinematográficas.”

“Single Mother by Choice” está disponível na HBO Max.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e Youtube

Assuntos relacionados